Sobre a Revista

A RIET – Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (ISSN - 2676-0355) é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados. Seu escopo analítico são as reflexões de processos sociais oriundos do contexto de intensa dinâmica socioterritorial das populações do campo, das águas e das florestas em suas múltiplas dimensões (econômica, política, cultural e ambiental), sob uma perspectiva teórico-metodológica, holística, interetnica/intercultural, dialética/dialógica, multiescalar, emancipatória/contra hegemônica.  

Anúncios

PRORROGAÇÃO DE CHAMADA PARA DOSSIÊ (JUL/DEZ DE 2022) A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E SEUS AMBIENTES/TERRITÓRIOS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES

2022-10-18

Período de envio de trabalhos:  até 15/11/22

Previsão de publicação: dezembro/2022

 

Organizadores:

Dr. Roberto Lobo Munin (UFGD)

robertomunin@ufgd.edu.br  

Dr. Joelson Moreno Brito de Moura (UFPE)

bmoura.joelson@gmail.com

 

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DE CHAMADA PARA DOSSIÊ (JUL/DEZ DE 2022) A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E SEUS AMBIENTES/TERRITÓRIOS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES

Edição Atual

v. 2 n. 2 (2021): Dossiê - Educação em Tempos de Pandemia
					Visualizar v. 2 n. 2 (2021): Dossiê - Educação em Tempos de Pandemia
Publicado: 2021-07-28

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação

    Cássio Knapp, Andreia Sangalli
    9 - 21
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.15007

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia

  • Educação em contexto de pandemia: breves reflexões

    Mônica Mendes da Cunha Pestana, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    22 - 37
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14561
  • A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto

    Fernando Seffner
    38 - 63
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14475
  • A resposta educacional à Covid-19 e a atuação da rede temática

    Camila Campos Tinoco Fattori, Salomão Barros Ximenes
    64 - 93
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14560
  • A Gestão Educacional da Educação do Campo durante os Tempos de Pandemia no município de São Gabriel/RS/Brasil

    Eduardo Pastorio, José Vicente Lima Robaina
    94 - 114
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14557
  • Saberes experienciais em tempos de pandemia: narrativas docentes

    Rodrigo Avella Ramirez, Alice Turibio Narita, Thiago Vieira de Matos
    115 - 128
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14379
  • A educação na pandemia: as relações escola e família permeadas pela tecnologia

    Sandra Cavaletti Toquetão, Shirlei Nadaluti Monteiro, Emilia Emilia Cipriano Sanches
    129 - 147
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14496
  • Experiências no trabalho remoto emergencial na Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez: narrativas de gestores e docentes

    Luís Gustavo Rodrigues Marcondes, Renata Carolina Gonçalves Justino, Ana Paula de Oliveira
    148 - 166
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14519
  • Indicadores de metodologias ativas no ensino remoto emergencial

    Paula Patrícia Barbosa Ventura
    167 - 183
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14521
  • Tecnologias e Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia

    Rosemary Kennedy Santos
    184 - 204
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14567
  • A utilização do aplicativo Hand Talk como Tecnologia Assistiva no ensino de alunos ouvintes: relato de experiência dentro do ensino remoto emergencial

    Luís Gustavo Rodrigues Marcondes
    205 - 217
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14453
  • Desdobramentos da Pandemia Covid: 19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição

    Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Ana Paula Barbosa, Mara Aparecida de Castilho Lopes
    218 - 245
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13943
  • Competências socioemocionais e educação profissional: práticas docentes em ensino remoto

    Fabiana Ignácio, Rodrigo Avella Ramirez, Renata Oliveira Campos Bergamo
    246 - 263
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14463
  • Impacto do ensino remoto na formação dos discentes do curso de Engenharia Agronômica: UEMG Unidade Ituiutaba - MG

    Elicardo Heber de Almeida Batista, Ana Cecilia Guedes, Monica Miguel De Paula
    264 - 285
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14468
  • I can’t breathe: reflexões sobre colonialidade e Covid-19 a partir da cidade de Nova Iorque, EUA

    Soraya Franzoni Conde, Suzani Cassiani
    286 - 303
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13404

Relatos de experiência/Etnografias

  • Relatos de experiência docente: a atuação do professor no ensino remoto emergencial

    Fátima Machado, Marcelo Martins, Viviane Caldas
    304 - 312
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13643
  • Teatro no Projeto “Onda Online”: uma experiência cênico-pedagógica na pandemia

    Maria Gabriela Teixeira de Freitas
    313 - 329
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14370
  • Reflexão e Ação na Alfabetização: a experiência como residente no Projeto RP Capes, na Unifesp, em tempos de pandemia

    Sulamita Oliveira De Sousa
    330 - 342
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14555
  • O curso de arqueologia em São Gabriel da Cachoeira em tempos de pandemia (CESSG/UEA)

    Luciano Everton Costa Teles
    343 - 353
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14552
  • Experiência de uma professora da educação infantil numa escola do Norte de Minas na Pandemia

    George Fredman Santos Oliveira, Eliane Vanessa dos Santos Oliveira
    354 - 367
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14480

Artigos Livres

  • A percepção das professoras e dos professores sobre a avaliação municipal: o caso do SMAEF

    Raphaell Moreira Martins, Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Antonio Carlos de Sousa
    368 - 390
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14240
  • A Música Ensina: Educação e Multiculturalismo

    Alexandre dos Santos
    391 - 408
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14565
  • Os Kiriri de Jacobina e os riscos ambientais da exploração aurífera

    Joelma Boaventura Da Silva, Almacks Luiz Silva
    409 - 430
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14511

Resenhas

  • Ensino, tecnologia e formação de professores durante a pandemia de COVID-19: histórias de campo

    Gláucia Cristina Silva Buzato
    431 - 439
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14400

Entrevistas/Transcrições de Palestras

  • O que a geografia da saúde por Raul Borges Guimarães tem a dizer sobre a Covid-19

    Adeir Archanjo da Mota, Alexandre Bergamin Vieira, Andreia Sangalli, Cássio Knapp
    440 - 447
    DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.15014
Ver Todas as Edições

A RIET é composta das seções: artigos livres, dossiês, relatos de experiência/etnografia, resenhas e entrevistas/transcrição de palestras.

Para envio de contribuições à RIET:

a) serão aceitos textos de autores e co-autores que possuam titulação de mestre nas seções artigos livres e artigos para dossiês; serão aceitos texto de autores e co-autores que possuam titulação de graduação nas seções relatos de experiência/etnografia, resenhas e entrevistas/transcrição de palestras.

b) os textos poderão possuir o máximo de 3 (três) autores.

c) o texto deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica (Sistema OJS).

d) o texto deve ser original e inédito, e não ter sido submetido a avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da RIET.

e) O texto deve seguir os padrões de estilo (Template) e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

f) o autor encarregado do envio deve ter o cuidado de não identificar a autoria, sendo removida do arquivo “doc” para garantir o critério “Avaliação cega por pares”.

g) o(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá aguardar o prazo de 1 (um) ano para o envio de novos textos para avaliação.

h) Todos os autores devem incluir, obrigatoriamente, ORCID no ato de encaminhamento do texto.

i) Em caso de ocorrência de plágio, verificada na contribuição enviada, o texto será imediatamente rejeitado, arquivado, e seus autores serão notificados.

A RIET não cobra taxas para processamento de artigos (aos autores) e seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o leitor e/ou instituição.