A resposta educacional à Covid-19 e a atuação da rede temática

Camila Campos Tinoco Fattori, Salomão Barros Ximenes

Resumo


O artigo propõe a análise da política educacional de enfrentamento aos efeitos da crise causada pela Covid-19 e a consequente paralisação das atividades presenciais das escolas. O recorte se dá na educação básica e pública, e para tanto são analisados os movimentos de diferentes atores da arena política, em especial Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. Há ênfase no estudo sobre o impacto de atuação da rede temática no referido contexto, especialmente considerando a insuficiência da atuação do Estado para as orientações às redes educacionais. Por um lado, o estudo se referencia em atos normativos governamentais e, por outro, sistematiza algumas das principais pesquisas e referenciais produzidos por membros dessas redes. As interpretações contam ainda com observações empíricas provenientes do suporte a gestores educacionais. O conjunto das observações demonstra que as orientações por parte dos órgãos nacionais para uma política de enfrentamento à crise na educação foram insuficientes e que o espaço deixado pelo Estado foi, em alguma medida, ocupado por organizações da área. O estudo pretende se constituir como base para futuras pesquisas que possam analisar a resposta educacional em médio e longo prazo.


Palavras-chave


Covid-19; Ensino Remoto; Políticas Educacionais; Redes Temáticas.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14560

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Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET - ISSN 2676-0355

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