CHAMADAS ABERTAS PARA DOSSIÊS RIET- Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade – PPGET/UFGD.

23/03/2022

Período de envio de trabalhos:  até 30 de abril          Previsão de publicação: junho de 2022

 

Organizadores:

Dr. Cássio Knapp (UFGD)

Dr. Daniel Valério Martins (UFGD)

Drª. Denise Silva (UFGD)

A RIET está recebendo manuscritos para a composição de seu número especial, incluindo seções de artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias.

Proposta:

A atual situação indígena no Brasil atinge níveis alarmantes de perseguição, exploração e esquecimento com o atual governo, as elites no Brasil começaram a destruição de políticas públicas das camadas mais vulneráveis ​​da população, dentro das quais se inserem grande parte das comunidades indígenas do Brasil, que tentam aumentar suas lutas contra a brecha social que começa a se institucionalizar sob os interesses de políticos, empresários e latifundiários. Com essa proposta tentaremos enfatizar a situação dos povos indígenas do Brasil e sua situação de vulnerabilidade diante dos Interesses econômicos.

Portanto, valendo-se da Educação e pesquisa, podemos, além de buscar soluções para problemas até então não identificados, fomentar um conjunto de ferramentas que venham a dinamizar estudos culturais, e desenvolver reflexões e debates sobre as violações direitos das comunidades indígenas com a ideia de visibilidade internacional e empoderamento.

 

Entretanto, no marco do Abril Indígena de 2021 foi realizado na Universidade Federal da Grande Dourados sob organização do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade – PPGET, da Faculdade Intercultural Indígena – FAIND, o I Congresso Internacional sobre Educação, Língua, Cultura e Território na Perspectiva dos Direitos Humanos – CIELCULTT. O evento contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, entre eles, pesquisadores indígenas de várias etnias, de 12 países envolvidos, 132 instituições de ensino e pesquisa além de uma participação de instituições de 24 estados da federação brasileira.

 

Dessa forma, a Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade - RIET está selecionando trabalhos para acrescentar ao dossiê pensado na divulgação de estudos enviados ao evento e que abordem as temáticas centrais sobre Educação, Língua, Cultura e Território indígenas na Perspectiva dos Direitos Humanos

 

As Normas para elaboração de artigos para os Dossiês, e para as demais seções da revista podem ser encontradas no site da revista: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/user

 

Maiores informações: faind.riet@ufgd.edu.br