NOVA CHAMADA - DOSSIÊ PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS

2023-11-20

CHAMADA PARA O DOSSIÊ:

PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS

Organizadores: Profª Drª Luciana Lopes Coelho e Prof. Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Período de submissão: 20/11/2023 à 05/02/2024

Em tempos de ataques constantes as populações e comunidades indígenas, as pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades, que apresentam diferenças socioculturais e educacionais específicas e vivem nesses territórios e comunidades, são ainda mais atingidas por políticas e práticas que as excluem, anulam e invisibilizam suas diferenças e suas diversidades. Esta Sessão Especial tem por objetivo principal produzir e reunir saberes e fazeres sobre outras práticas, aquelas que estão na contramão de políticas colonizadoras e homogeneizadoras, que discutem a inclusão de pessoas indígenas em diferentes espaços sociais, tais como serviços educacionais e de saúde, projetos de ensino, pesquisa ou de extensão, que integram diferentes pessoas, línguas e manifestações culturais, que potencializam o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser e fazer as relações interculturais. Serão bem-vindos artigos acadêmicos e/ou ensaios que analisem, reflitam ou descrevam, a partir de diversas perspectivas, os desafios, potencialidades e resistências no que concerne a inclusão social, diante das arbitrárias políticas oficiais de igualdade, empatia, identidade e de reconhecimento das diversidades em território vulneráveis. Destacamos estudos que contemplem as diferenças de corpos, cosmologias, gênero, espiritualidades, territórios, línguas e culturas no interior de comunidades indígenas.

Serão selecionados artigos, ensaios críticos e livres que abordam a temática. Eles deverão ser enviados até 05 de fevereiro de 2024.  Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista Interdisciplinar Educação e Territorialidade, conforme template para artigos completos, disponibilizado no endereço eletrônico da revista.