A migração Haitiana recente para o Brasil: bases teóricas e instrumentos político-jurídicos

Autores

  • José Antônio Peres Gediel UFPR
  • Melissa Martins Casagrande

Palavras-chave:

Refugiados.

Resumo

Propõe-se uma análise das bases teóricas das medidas de cunho humanitário relacionadas à migração haitiana recente para o Brasil, assim como das resoluções programáticas e instrumentos político-jurídicos que tais medidas ensejam à luz do contexto axiológico dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário. Ao lado disso, procede-se a uma reflexão teórica sobre os fundamentos clássicos da razão humanitária. Analisam-se a peculiaridade do caso haitiano e a sua relação com a posição brasileira no cenário internacional na última década assim como a implementação inédita e excepcional no Brasil do visto de permanência por razões humanitários em face da instabilidade sociopolítica exacerbada pelo terremoto que assolou o Haiti em 2010. Apresenta-se a atual conjuntura politico-legislativa brasileira com relação aos instrumentos que garantem a proteção a migrantes em situação de vulnerabilidade como os refugiados e portadores de visto humanitário. Ressalta-se a relevância do processo de proteção regional instaurado pela Declaração de Cartagena de 1984 e pelas declarações subsequentes que marcam seus dez, vinte e trinta anos de vigência no âmbito da implementação da proteção oferecida por meio do visto humanitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Peres Gediel, UFPR

Prof. Dr. José Antônio Peres Gediel – Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFPR e do Programa de Extensão e Pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira.

Melissa Martins Casagrande

Colaboradora do Programa de Extensão e Pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Gediel, J. A. P., & Casagrande, M. M. (2015). A migração Haitiana recente para o Brasil: bases teóricas e instrumentos político-jurídicos. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 97–110. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4312

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Refugiados e as fronteiras brasileiras

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.