Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP

Autores/as

  • Josenildo de Jesus Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) http://orcid.org/0000-0002-5410-2374

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973

Palabras clave:

Gestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.

Resumen

Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Regente Feijó-SP tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais para formação continuada de diretoras escolares. O objetivo foi analisar em que medida as atividades de formação continuada, oferecidas às gestoras do município, corresponderam às suas necessidades formativas. Neste estudo, de abordagem qualitativa descritivo-explicativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretoras (permaneceram mais tempo na função, no período de 2009 a 2018). As transcrições foram problematizadas por meio do diálogo com literaturas que tenham interface ou assumam o materialismo histórico-dialético como base. O estudo demonstrou que o município de Regente Feijó realizou políticas de formação para as diretoras, mas que prevaleceu um caráter fragmentado de ações e a quase inexistência de consulta às gestoras sobre suas necessidades formativas. Ainda assim, elas valorizaram a formação, numa constante luta por melhoria das condições de trabalho.

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Biografía del autor/a

Josenildo de Jesus, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente, é professor de educação básica do município de Cristalina-GO.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Jesus, J. de, Di Giorgi, C. A. G., & Francisco, M. V. (2020). Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo