Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil

Autores

  • Marcia Prenda Teixeira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Karina Lillian Souza e Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação Infantil. Leitura literária. PNBE.

Resumo

Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura.

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Biografia do Autor

Marcia Prenda Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Pedagogia e mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Karina Lillian Souza e Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

Teixeira, M. P., & Silva, K. L. S. e. (2017). Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 187–203. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica