Atuação de professores homens na educação básica: um estado da arte sobre a produção acadêmica

Authors

  • Bianca Camacho de Almeida Böhm Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Keywords:

Educação Básica. Gênero. Estado da arte.

Abstract

Este artigo constitui-se estado da arte que pretendeu levantar, analisar e discutir as produções acadêmicas nacionais acerca da atuação de professores homens na Educação Básica. De caráter bibliográfico, abarcou qualitativamente e quantitativamente teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica, publicações em periódicos e comunicações em anais de eventos da área. Como evidências pode-se apontar que a predominância feminina na docência ocorreu devido à construção histórica de um pensamento que liga a mulher à maternidade. É relevante o fato da realidade salarial da docência infantil que afastou os homens dos níveis iniciais do ensino. Também chama atenção a escassez de discussões do tema nos estados mais afastados dos grandes centros de pesquisa e que a maioria dos pesquisadores são mulheres, demonstrando que os homens podem ainda não ter despertado o interesse pela temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bianca Camacho de Almeida Böhm, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga, formada pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados– UFGD, Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Published

2013-07-05

How to Cite

Böhm, B. C. de A., & Campos, M. I. (2013). Atuação de professores homens na educação básica: um estado da arte sobre a produção acadêmica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 59–72. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2044

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo