A institucionalização do MOODLE como estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10214

Palavras-chave:

Institucionalização da Educação a Distância (EaD), Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Ensino Híbrido.

Resumo

O presente estudo analisa o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da implementação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para os cursos de graduação presenciais. O objetivo central desta investigação é analisar de que forma a institucionalização do Moodle se constituiu como uma estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais. Os dados sobre a institucionalização da EaD fazem parte de uma pesquisa interinstitucional realizada no período de 2016 a 2018 apoiada pelo CNPq. A base empírica das análises de uso do Moodle está respaldada em documentos e relatórios institucionais do ano de 2019, além de um questionário aplicado aos professores que trabalharam com o Moodle nos cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2019. As percepções e análises apontam que o processo de institucionalização da EaD ter tencionado a implementação do Moodle nos cursos presenciais, fomentou o trabalho pedagógico na perspectiva da aprendizagem híbrida. O perfil dos professores demonstra um potencial de inovação das práticas pedagógicas, pois se mostraram disponíveis para encarar o desafio da gestão da sala de aula virtual, para além de todas as responsabilidades pedagógicas no desenvolvimento das aulas presenciais. Trabalhar na perspectiva da aprendizagem híbrida é um desafio que não depende apenas da vontade do professor, mas de um conjunto de ações institucionais e um clima institucional que seja favorável à inovação pedagógica e que tenha como princípio norteador o sucesso na aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Google Certified Educator Nivel 2 (2019). Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Carina Elisabeth Maciel é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. E licenciada em Pedagogia pela UFMS em 1991. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Foi coordenadora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) seção Mato Grosso do Sul (2015-2017 e 2017-2019). Atualmente atua como vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) representando a Região Centro-Oeste (2019-2021).

Referências

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BATISTA, Erlinda Martins; GOBARA, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: http://bit.ly/2LIKusN. Acesso em: 26 jul. 2019.

BRASIL. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Brasília: Diário Oficial da União. [2018]. Disponível em: http://bit.ly/2GWyiAr. Acesso em: 20 jul. 2019.

BOLETIM OFICIAL. Resolução nº 43, de 18 de abril de 2013. Fixa as competências das Unidades integrantes da Estrutura Organizacional da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Boletim Oficial nº 5524 UFMS. [2013]. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/boletim?numero=5524. Acesso em: 20 jul. 2019.

COSTA, Celso José. Modelos de Educação Superior a Distância e Implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, maio./ago. 2007. Disponível em: http://bit.ly/2YwKlhY. Acesso em: 28 jul. 2019.

FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: FIDALGO, F. S. et al. (Org.). Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro]. Porto Alegre: Penso, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KESAR, Adrianna; SAM, Cecile. Strategies for implementing and institutionalizing new policies and practices: understanding the change process. In: KESAR, Adrianna (Ed.). Embrancing non-tenure track faculty: changing campuses for the new faculty majority. New York: Routledge, 2012.

KESAR, Adrianna. Tools for a Time and Place: Phased leadership Strategies to Institutionalize a Diversity Agenda. The Review of Higher Education, v. 30, n. 4, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2GBxUHt. Acesso em: 28 jul. 2019.

MACIEL, Carina Elisabeth. et al. A institucionalização da educação superior a distância na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: processos, organização e práticas. Acta Qualidade, Tecnologias e Educação a Distância, Campo Grande, v. 1, n. 4, abr. 2018.

MARCOVITCH, Jacques. A informação e o conhecimento. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 16, n. 4, dez. 2002.

MARTÍN-BARBERO, JESÚS. Nuevos regímenes de visualidad y des-centramientos educativos. Revista de Educación, Espanha, n. 338, set./dez., 2005. Disponível em: <https://bit.ly/2Im5EHR>. Acesso em: 15 maio. 2018.

PLATT, Phyllis A. Promoting Change Through a school-Based Model of Comprehensive Student and Family Support. Kentucky’s Family Resource and Yuoth Services Centers. In: 2009 - 21st National Symposium on Doctoral Research in Social Work. Ohio State University. College of Social Work. University of Kentucky. Lexington, KY. Disponível em: http://bit.ly/2K9025F. Acesso em: 28 jul. 2019.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Rio de Janeiro, 2018. 181p. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; BATISTA, Erlinda Martins. Trajetória da educação a distância na UFMS: desafios para a institucionalização. Revista Intersaberes, v. 13, n. 29, mai./ago, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2X5AgnM. Acesso em: 26 jul. 2019.

SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. A institucionalização da educação a distância no Brasil: cenários e perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 16, n. 1, Jan./Abr. 2013. Disponível em: http://bit.ly/2Yw1Wqq. Acesso em: 26 jul. 2019.

SILVA, Marco. Indicadores de interatividade para o professor presencial e online. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, maio./ago. 2004. Disponível em: <https://bit.ly/2nwu7Bg>. Acesso em: 15 maio. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Riedner, D. D. T., & Maciel, C. E. (2019). A institucionalização do MOODLE como estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 56–79. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10214

Edição

Seção

Institucionalização da EaD na instituição pública de ensino superior: políticas, planejamentos e tecnologias