A metodologia de ensino da educação física acerca das propostas pedagógicas da cultura corporal

Fernando Stora, Marcelo Jose Taques, Gustavo Levandoski

Resumo


O objetivo do trabalho foi constatar a relevância da Cultura Corporal no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Educação Física. A pesquisa se caracteriza como documental e de abordagem qualitativa, por concretizar-se a partir de uma revisão bibliográfica. O trabalho partiu de uma introdução das manifestações históricas da Educação Física de modo geral, até chegar à discussão dos propósitos que a cultura corporal permeia para sua intervenção, obtendo como elemento pertinente, a análise sobre as metodologias que são identificadas em tal objeto de estudo, não se atendo a uma crítica elaborada, mas identificando a importância de se ter um meio de intervenção, partindo de um propósito de reflexão. Podemos perceber por meio da pesquisa que a cultura corporal é de extrema importância para o planejamento do professor, pois, ela auxilia diretamente na formação social dos nossos alunos.


Palavras-chave


Cultura Corporal. Educação Física Escolar. Metodologia de Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. – 2. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

AZEVEDO, E. S. ; SHIGUNOV, V. . Reflexões sobre as Abordagens Pedagógicas da Educação Física. In: Viktor Shigunov e Alexandre Shigunov Net. (Org.). A Formação Profissional e a Prática Pedagógica em Educação Física. 1 ed. Londrina/PR: Midiograph, 2001, v. 1, p. -.

BRACHT, Valter. Aprendizagem social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da ginástica, coleção educação física escolar: no princípio de totalidade e na concepção histórico-crítico-social. 2ª edição, São Paulo: Ícone, 2002.

COLETIVO DE AUTORES (1992). Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez.

DAOLIO, J. . Os Significados do Corpo na Cultura e as Implicações para a Educação Física. Movimento (Porto Alegre), São Paulo, v. 2, n. 02, p. 24-28, 1995a.

DAOLIO, J. Por uma educação física plural. Revista Motriz, v.1, n.2, p.134-136, dezembro/1995b.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Cíentifico. 5º edição, São Paulo: Editora ATLAS, 2003.

MELLO, A. S. . Cultura Corporal: pressupostos, representações sociais e reflexões acerca dessa concepção pedagógica.. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu/MG. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.

MERLO, T. E. ; TAVARES, S. F. . CULTURA CORPORAL E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: Modelo contemporâneo e dialéticas. Conexões (UNICAMP), Campinas - SP, 2006.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná: Educação Física/ Secretaria do Estado da Educação – SEED, Paraná: 2008

PARANÁ. Livro Didático Público. Educação Física / vários autores. 2ª edição. Curitiba: SEED, 2006.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Alguns sentidos e significados da capoeira, da linguagem corporal da educação física...Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.30, n.2, p. 123-136, Autores Associados, janeiro 2009.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Autores Associados, 4ª edição, 2007, Campinas, São Paulo.




DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9792

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.