Jogos pré-desportivos e ludicidade como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8500Palavras-chave:
Jogos pré- desportivos. Ludicidade. Ensino do Futsal.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a relevância dos jogos pré- desportivos e da ludicidade nos anos finais do ensino fundamental. Como problema buscamos compreender, quais as contribuições de utilizar jogos pré-desportivos ligados à ludicidade, como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal? Os sujeitos da pesquisa foram compostos por sete (7) professores de educação física do ensino fundamental Público da cidade de Guarapuava-PR. O instrumento da pesquisa utilizado foi um questionário aberto, mediante uma abordagem qualitativa com delineamento em estudo de caso. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, e utilizado como técnica a tematização. Concluímos que o uso do jogo pré-desportivo ligado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal é muito relevante e eficaz, porém, essas estratégias de ensino, não conseguem abranger todos os ambientes do ensino público, por diversos fatores, tanto os extrínsecos, onde incluímos más condições de infraestrutura e carga horária insuficiente, como fatores intrínsecos como, desmotivação e desalento dos profissionais que atuam no cenário esportivo.Downloads
Referências
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz. Vol1 n°1 p.25-31, 1999.
BRUHNS, H. T. “0 corpo parceiro e o corpo adversário". São Paulo: Papirus, 1996.
CAMARGO, F. P; HIROTA, V. B; VERARDI, C. E. L. Orientação motivacional na aprendizagem esportiva do futsal na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte vol.7 n°3, p.53-62, 2008.
CARDOSO, M. C. L. Jogo, esporte, criança e ensino: aproximações com a Psicologia Social. Revista Motrivivência vol.26 n° 42, p. 263-280, 2014.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em educação física. Revista motriz vol.1 n° 2, p. 124-128, 1995
FRANCHI, S. Jogos tradicionais populares como conteúdo da cultura corporal na educação física escolar. Revista Motrivivência vol. 25 n°40, p. 168-177, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamento de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MEIRELES, B. F; JUNIOR, J. M. F; BOCALINI, SILVA, S. A. P. S. D. S. Esporte e lazer no programa “mais educação” no estado de são paulo: características do programa e perfil dos gestores das práticas esportivas. Revista Motrivivência vol. 28 n° 49, p. 195-206, 2016.
MENEZES, J. S; FRANCA, T. L. de. As origens culturais do mundo lúdico do jogo: uma forma de despertar a identidade social no âmbito da escola. Revista Motrivivência, 1998.
MUTTI, D. Futsal: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2003.
PAULA, A. S. N. de; ALBUQUERQUE, E. S; FILHO, J. O. V; LIMA, K. R. R; SOUZA, J. L. P. de; MOURA, J. B.F; SILVA, A. A. V. da. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Revista Motrivivência vol. 24, n° 39, p. 57-65, 2012.
QUADROS, R. B. de; STEFANELLO, D; SAWITZKI, R. L. A prática da cultura esportiva nas aulas de educação física. Revista Motrivivência vol. 26, n° 42, p. 238-249, 2014.
REIS, H. H. B. dos. O ensino dos jogos esportivizados na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 1994.
SANTANA, W. C. de. Futsal: Metodologia da Participação. Londrina: LIDO, 1996.
SILVA, J. M. G. da. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Perspectivas e tendências. Revista Movimento vol. 4 n°08, p.19-27, 1998.
THOMAS, J. R; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TOLVES, B. C. F; DELEVATI, M. K; SAWITZKI, R. L. Métodos parcial, global e de jogos condicionados no ensino do futsal. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte vol. 13, n°2, p. 80-92, 2014.
VOSER, R. da C. Iniciação ao futsal, abordagem recreativa. Canoas: ULBRA, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).