Jogos pré-desportivos e ludicidade como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal

Autores

  • Amanda Luiza de Lima Pereira Faculdade Guairacá
  • Marcelo Jose Taques Universidade federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8500

Palavras-chave:

Jogos pré- desportivos. Ludicidade. Ensino do Futsal.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a relevância dos jogos pré- desportivos e da ludicidade nos anos finais do ensino fundamental. Como problema buscamos compreender, quais as contribuições de utilizar jogos pré-desportivos ligados à ludicidade, como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal? Os sujeitos da pesquisa foram compostos por sete (7) professores de educação física do ensino fundamental Público da cidade de Guarapuava-PR. O instrumento da pesquisa utilizado foi um questionário aberto, mediante uma abordagem qualitativa com delineamento em estudo de caso. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, e utilizado como técnica a tematização. Concluímos que o uso do jogo pré-desportivo ligado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal é muito relevante e eficaz, porém, essas estratégias de ensino, não conseguem abranger todos os ambientes do ensino público, por diversos fatores, tanto os extrínsecos, onde incluímos más condições de infraestrutura e carga horária insuficiente, como fatores intrínsecos como, desmotivação e desalento dos profissionais que atuam no cenário esportivo.

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Biografia do Autor

Amanda Luiza de Lima Pereira, Faculdade Guairacá

Egressa do curso de Educação Física Licenciatura da Faculdade Guairacá.

Marcelo Jose Taques, Universidade federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017),  pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial:  Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA: gestão do ensino superior (2016), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atua como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED - UFGD nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Licenciatura intercultural Indígena.  Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física  escolar, Formação profissional e Intervenção Docente e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Pereira, A. L. de L., & Taques, M. J. (2017). Jogos pré-desportivos e ludicidade como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 70–90. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8500

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo