Implementação da avaliação na Universidade Estadual: cooperação federativa e autonomia institucional

Autores

  • Marianne Pereira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Política educacional. Educação Superior. Autoavaliação institucional.

Resumo

O trabalho tem como objetivo caracterizar a política de avaliação desenvolvida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de revelar a sua relação com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e a entrevista. Os dados obtidos demonstram a preocupação da Universidade em atender a legislação do Ministério da Educação, apresentada como o motivo principal para a sua adesão ao SINAES. A implementação da avaliação das instituições de ensino superior, centralizada e baseada em normas e instrumentos estabelecidos pela União, faz com que o SINAES não se configure como um sistema de cooperação. Dessa forma, a avaliação não tem contribuído para a autonomia das instituições, retraindo a possibilidade de emancipação institucional, que deveria ser caracterizadora da autoavaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Pereira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui mestrado em Educação pela UFGD, graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Dourados/MS e especialização em Educação Especial. Atualmente é técnica de nível superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Linha de pesquisa: políticas e gestão da educação.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Souza, M. P. de. (2016). Implementação da avaliação na Universidade Estadual: cooperação federativa e autonomia institucional. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 108–120. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4670

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)