A produção acadêmica sobre a educação básica no contexto da América Latina: tendências investigativas

RESEARCH TRENDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16616

Palavras-chave:

Mapeamento, Pesquisa, Educação Básica, América Latina

Resumo

o presente trabalho tem como objetivos identificar e analisar trabalhos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (strictu sensu) brasileiros que têm como foco a produção das pesquisas a respeito da educação básica no contexto da América Latina. Realizamos um levantamento do tipo estado do conhecimento no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com suporte qualitativo a partir de consulta parametrizada junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diante do mapeamento desenvolvido, foi possível identificarmos que há pesquisas (2014 a 2020) que se debruçam sobre a temática da educação básica no contexto da América Latina, porém, frente ao quantitativo geral observado, estes são considerados incipientes, o que demanda incremento por parte das instâncias de financiamento (bolsas, grupos e/ou linhas, projetos e parcerias de pesquisa) na área de conhecimento da “Educação”, como caminho de integração dos países que fazem fronteira com o Brasil. Em termos de tendências investigativas podemos inferir que o interesse pelas orientações oriundas de organismos internacionais é crescente, o que demonstra preocupação por parte dos pesquisadores em relação as interferências políticas, sociais e culturais na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados, MS.

Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados, MS.

Referências

ANDRÉ, M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, São Paulo, ano 10, n. 15, p. 43-59, jan./jun. 2007.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós‐estado do bem‐estar. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, set./dez., p. 1105‐1126, 2004.

BODENMULLER, S. C. Orientações curriculares para a pequena infância na América Latina: uma análise da educação infantil obrigatória no Equador, Peru e Uruguai. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Ensino. Universidade Federal de Santa

Catarina. Florianópolis: UFSC, 2017.

BROOKE, N. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 377-401, maio/ago, 2006.

CNPq. Grupos de Pesquisa e o DGP. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/home#. Acesso em: jan. de 2022.

DIAS, F. P. de O. O projeto principal de educação para a América Latina e o Caribe (1980-2000) e a alfabetização de crianças. 287f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória: UFES, 2019.

ENDLICH, A. P. R. Os discursos da Unesco e a avaliação da alfabetização infantil na América Latina e Caribe (1980-2012): diálogo com o contexto brasileiro. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória: UFES, 2019.

FARIAS, M. dos S. Educação na América Latina: (des)colonialidade e/ou (sub)missão. um estudo sobre a educação na Argentina, no Brasil e no México. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru: UFPE, 2015.

FRANCO, M. E. D. P.; BORTOLINI, M. C. Políticas públicas e ações compartilhadas na produção de pesquisa: a cultura do coletivo na Universidade. In: Anais... 18ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG: ANPED, 1995. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/18/ FRANCO.htm. Acesso em: out. de 2021.

GATTI, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, 2001.

GATTI, B. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, n. 44, p. 3-17, 1983.

MARIANO, K. L. P. Regionalismo na América do Sul: um novo esquema de análise e a experiência do Mercosul. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

SANCHEZ LONDONO, J. Repercussões das orientações de organismos internacionais para o trabalho dos diretores de escola: um estudo comparado entre Brasil (São Paulo) e Colômbia (Manizales). 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos: UFSP, 2016.

SANTANA, E. Política pública de educação básica comparada: o impacto da transição democrática na política pública de educação básica: Brasil, Argentina e Paraguai, (1980 - 1999). 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu: UNILA, 2020.

SILVA, R. A. de D. Políticas para formação de professores da educação básica e orientações da UNESCO para a América Latina (2003-2015). 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2019.

TELLEZ, G. A. M. Espaço-escolar e sistema-mundial: análise das recomendações da UNESCO-ONU para a América Latina. 263f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: UFU, 2017.

UCZAK, L. H. O Preal e as e as políticas de avaliação educacional para a América Latina. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

WALLERSTEIN, I. Mudando a geopolítica do sistema-mundo: 1945-2025. In: VALENCIA, A. S.; MARTINS, C. E. (orgs.). A América Latina e os desafios da globalização: ensaios dedicados a Ruy Mauro Marini. São Paulo: Boitempo, 2009.

WARDE, M. J. O Papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67-75, 1990.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Viegas, E. R. dos S. (2022). A produção acadêmica sobre a educação básica no contexto da América Latina: tendências investigativas: RESEARCH TRENDS. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 160–176. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16616

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE