A produção acadêmica sobre a educação básica no contexto da América Latina: tendências investigativas
RESEARCH TRENDS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16616Palabras clave:
Mapeamento, Pesquisa, Educação Básica, América LatinaResumen
o presente trabalho tem como objetivos identificar e analisar trabalhos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (strictu sensu) brasileiros que têm como foco a produção das pesquisas a respeito da educação básica no contexto da América Latina. Realizamos um levantamento do tipo estado do conhecimento no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com suporte qualitativo a partir de consulta parametrizada junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diante do mapeamento desenvolvido, foi possível identificarmos que há pesquisas (2014 a 2020) que se debruçam sobre a temática da educação básica no contexto da América Latina, porém, frente ao quantitativo geral observado, estes são considerados incipientes, o que demanda incremento por parte das instâncias de financiamento (bolsas, grupos e/ou linhas, projetos e parcerias de pesquisa) na área de conhecimento da “Educação”, como caminho de integração dos países que fazem fronteira com o Brasil. Em termos de tendências investigativas podemos inferir que o interesse pelas orientações oriundas de organismos internacionais é crescente, o que demonstra preocupação por parte dos pesquisadores em relação as interferências políticas, sociais e culturais na região.
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