A História Moderna nos Livros Didáticos: Interações entre Saber Acadêmico e Saber Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.9679

Palavras-chave:

História Moderna. Manuais Didáticos. Representações

Resumo

Este artigo analisa o modo como a História Moderna é retratada nos livros didáticos brasileiros. Para tanto, analisamos quatro manuais didáticos, publicados nos anos 1990 e 2000, à luz da historiografia especializada. Dois deles foram escritos por autores que já estão no mercado editorial há mais tempo; e os outros dois por professores universitários de cursos de História. Nosso principal objetivo consistiu em analisar como os manuais didáticos incorporaram (ou não) os conhecimentos produzidos na academia. Constatamos que apesar de, ao lado das narrativas tradicionais positivistas, encontrarem-se abordagens marxistas e culturalistas (Nova História), as últimas não alteraram a estrutura tradicional das narrativas históricas dos manuais didáticos brasileiros.

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Biografia do Autor

Daniel Precioso, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em História pela UFF (2014), mestre em História pela UNESP (2010) e graduado em História pela UFOP (2006). Atualmente é professor de História na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGHIS-UEG)

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Precioso, D. (2021). A História Moderna nos Livros Didáticos: Interações entre Saber Acadêmico e Saber Escolar. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(29), 79–97. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.9679