Um Tico para formar adultos
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7335Palavras-chave:
Periódico. Quadrinhos. Leitor.Resumo
A revista Tico-Tico foi lançada em 1905, com a intenção de ensinar as crianças. Era publicada como um suplemento na revista O Malho, mas que poderia ser adquirida separadamente. Em seu interior eram encontradas histórias em quadrinhos, inicialmente decalcadas dos jornais estadunidenses e posteriormente feitas por artistas nacionais, lendas e contos, galeria de fotos dos leitores, além das seções do Dr. Sabe-tudo e das Lições do Vovô. A publicação procurou desenvolver o hábito de leitura e gosto pelo conhecimento dos pequenos, que até então não tinham uma obra voltada para eles. O período estudado do periódico (1920-1922), perfaz outro movimento singular na época, o desenvolvimento da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.