Museu do Mamulengo na sala de aula: proposição de jogos educativos como recurso didático no Ensino de História

Jorge Luiz Veloso da Silva Filho, Ricardo de Aguiar Pacheco

Resumo


O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na cidade de Olinda ‒ PE) como recurso didático para o ensino de História. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos, foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de História, ao campo do Patrimônio e da Museologia. Também buscamos no campo da Pedagogia referências sobre o uso de jogos no meio escolar, além de informações obtidas junto ao setor educativo do museu e a professores que visitavam a instituição. Neste estudo, concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo, pois, quando utilizados nas aulas de História, constituem um instrumento para preparar a visitação e potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.

Palavras-chave


Ensino de História. Jogos educativos. Museu do Mamulengo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.