Políticas afirmativas e os ingressantes por cotas na graduação da UFMS

Análise dos cursos de medicina e pedagogia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17400

Mots-clés :

Educação Superior, Acesso, Ações Afirmativas

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o ingresso através de cotas nos cursos de Pedagogia e Medicina, por meio do sistema de reserva de vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dentro das políticas afirmativas implementadas pela Lei 12.711/2012 que visa promover a democratização do acesso ao ensino superior. Para essa análise, foi selecionado o período de 2013 a 2020, levando em consideração o critério de valorização social dos cursos de Pedagogia e Medicina. Através de pesquisa bibliográfica e documental, verificamos que a oferta de vagas destinadas às cotas foi gradualmente implementada entre os anos de 2013 e 2016, e a disponibilidade de vagas cumpriu com as diretrizes estabelecidas pela legislação. Os resultados apontaram que, no curso de Pedagogia, o ingresso por cotas não alcançou o mesmo patamar da ampla concorrência, diferentemente do que ocorreu no curso de Medicina.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ana Paula Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Membro do GEPRAFE-PBGS. Doutoranda em Educação.

 

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Publié-e

2022-06-10

Comment citer

MARQUES, E. P. de S.; SANTOS, A. P. O. dos. Políticas afirmativas e os ingressantes por cotas na graduação da UFMS: Análise dos cursos de medicina e pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023024, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17400. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17400. Acesso em: 12 mai. 2024.