Deficiência e acessibilidade: concepções de gestores estaduais que atuam na implementação da Política pública de educação inclusiva

Autores

  • Sinara Pollom Zardo Universidade de Brasília
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Deficiência. Acessibilidade. Inclusão escolar.

Resumo

A educação especial, na última década, destaca-se no cenário das políticas públicas brasileiras, pois assume função transversal ao sistema de ensino. Esse movimento ascende apoiado nas normativas recentes que orientam a organização de sistemas de ensino inclusivos e na ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006) como emenda constitucional no Brasil, que convoca para a transição do modelo biomédico de deficiência para o modelo social no processo de identificação dos beneficiários das políticas públicas. A partir da análise de entrevistas narrativas realizadas com gestores estaduais que atuam na implementação da política de inclusão nos sistemas de ensino brasileiros, este artigo pretende identificar as concepções de tais profissionais sobre a deficiência e sua relação com o processo de implementação de ações para a garantia da acessibilidade como condição para a efetiva inclusão escolar. Duas tendências são identificadas nas dimensões conclusivas da pesquisa: a deficiência compreendida como dimensão humana, que remete à acessibilidade como um direito fundamental e afirma o direito à educação; e a deficiência como um atributo do sujeito, que se refere ao dever da oferta de recursos e serviços específicos, vinculado à priorização da execução burocrática da política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara Pollom Zardo, Universidade de Brasília

Professora Doutora em Educação, Bolsista PNPD/CAPES de Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília(PPGDH/UnB)

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular/Associada do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP).Pós-doutora pela FACED/PUCRS.

Referências

BRASIL. Decreto Legislativo nº 186, de 9 julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/99423. Acesso em: 10/12/2014.

______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Acesso em: 10/12/2014.

______. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.html. Acesso em: 10/12/2014.

______. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/Resol_4_2009_CNE_CEB.pdf

Acesso em: 10/12/2014.

DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

IBGE. Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 10/12/2014.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf . Acesso em: 10/12/2014.

OLIVEIRA, L. M. B. Cartilha do censo 2010. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência. Brasília, 2012.

ZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-23

Como Citar

ZARDO, S. P.; FREITAS, S. N. Deficiência e acessibilidade: concepções de gestores estaduais que atuam na implementação da Política pública de educação inclusiva. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 21–30, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3770. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores