Tecnologias digitais e informática educativa: ponderações históricas e teóricas

Autores

  • Mariza Silva de Moraes UFES

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Informática Educativa. Programas governamentais.

Resumo

O presente artigo analisa os conceitos sobre as tecnologias ditas digitais, a par e passo com a sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. O texto faz um esboço do percurso da informática educativa no Brasil e em alguns países, a partir das pesquisas de Saraiva (1996), Perez e Silva (apud VALLE, 2013) e Vale e Almeida (apud GRISPUN, 2011), Kenski (2007), dentre outros. Sobre os programas estatais de informática no Brasil é apresentado um relatório histórico circunstanciado em termos de duração, propostas epistemológicas, resultados e desdobramentos das iniciativas governamentais, ou seja, as políticas públicas educacionais. No seio destes argumentos, o artigo aborda a acolhida dos programas e equipamentos tecnológicos pelas entidades de ensino e discute a utilização (ou subutilização) dos mesmos pelos docentes (QUARTIERO, VIEITEZ, BARONE, 2007). Nessa perspectiva pondera conceitualmente sobre a integração dos docentes, discentes e dos gestores educativos frente às iniciativas governamentais a respeito da educação suportada por metodologias digitais. Há ancoragem empírica em pesquisas feitas pela Fundação Vitor Civita e Foundation Gates sobre os temas elencados.

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Biografia do Autor

Mariza Silva de Moraes, UFES

Pós-doutorado em EaD na UFCA.

Doutorado, mestrado, especialização na UFRJ em língua e literatura italiana.

Especialização em Tutoria.

Professora associada 1 e gestora educacional.

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Publicado

2014-11-06

Como Citar

Moraes, M. S. de. (2014). Tecnologias digitais e informática educativa: ponderações históricas e teóricas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 8–19. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3383

Edição

Seção

Artigos