Bakhtin visita a sociedade da hipercomunicação: a linguagem na EAD

Autores

  • Maira Teresinha Lopes Penteado UFSC

Palavras-chave:

Bakhtin. EAD. Hipercomunicação.

Resumo

A docência midiática (Penteado, 2010), tanto presencial quanto a distância crescem cada vez mais no país. De acordo com Bakhtin (2006), no discurso/diálogo não existe falha de comunicação, o que há são elementos extraverbais que surgem de determinada situação pragmática, todo enunciado deve responder a alguma pergunta. Para Moran (2014), um bom curso a distância ou presencial é aquele capaz de motivar o aluno pelo diálogo e promover atitudes que entusiasme o estudante. Segundo, Marshall (2014), a Sociedade da Hipercomunicação, está formando novos cenários em que todos dialogam por meio das mais diferentes formas de linguagens digitais. Contudo, podemos concluir que é necessário utilizar a comunicação como forma de mediação pedagógica estabelecendo uma linguagem que favoreça as características da Hipercomunicação e a produção de sentidos no contexto da EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Teresinha Lopes Penteado, UFSC

Pedagoga  e mestranda em educação e comunicação. Pesquisadora em estudos bakhtinianos e educação a distância.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2001.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguisticas do circulo de Bakhtin/ Carlos Alberto Faraco – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra: 19ª edição. São Paulo. 2001.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygostsky e Benjamin/ Solange Jobim e Souza – Campinas – São Paulo: Papirus, 1994 – 11ª edição, 2008.

MARSHALL, Leandro. A Sociedade da Hipercomunicação. Intercom 2013. Diponível em:

http://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2013/resumos/R36‐0301‐1.pdf. Acessado em 23 de Maio de 2014.

MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância?. Disponível em:

www2.ufpel.edu.br/crm/pgl/computador/curso_distancia.doc. Acessado em 23 de Maio de 2014.

PENTEADO, Maira Teresinha Lopes. A Docência Midiática e a Compreensão da comunicação em Ambientes Digitais. Dissertação de Mestrado. UFSC. Florianópolis – SC. 2010. (Defendida em Banca em Novembro de 2010 mas não foi publicada).

SARTORI, Ademilde Silveira e ROESLER, Jucimara. Comunicação e educação a distância: algumas reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto13.htm. Acessado em

Novembro de 2007.

SOBRINHO, Carlos Alberto. Mediação digital e pedagógica. Teias: Rio de Janeiro, ano 4, nº7‐8, jan/dez, 2003

Downloads

Publicado

2014-11-06

Como Citar

Penteado, M. T. L. (2014). Bakhtin visita a sociedade da hipercomunicação: a linguagem na EAD. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 103–110. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3255

Edição

Seção

Artigos