A gamificação na educação física escolar: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17707

Palavras-chave:

Gamificação, Educação, Aprendizagem, Tecnologia, Engajamento

Resumo

Este artigo explora a crescente importância da gamificação na educação, revelando um cenário de inovação pedagógica. A gamificação, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais, está redefinindo a forma como aprendemos e ensinamos. Desvendar como essas ferramentas tecnológicas tem sido empregadas nas salas de aula de Educação Física, transcendo seu papel meramente lúdico, e, em vez disso, capacitando os indivíduos para uma miríade de propósitos, especialmente no âmbito educacional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura sobre a, interconexão entre o ensino da Educação Física nas escolas e o uso estratégico das tecnologias, especialmente através das dinâmicas envolventes da gamificação. Os dados analisados demonstram que a gamificação não é uma tendência passageira, mas sim uma abordagem pedagógica sólida. Ao abraçarmos a gamificação, estamos abrindo caminho para uma revolução na forma como concebemos e conduzimos a educação, inspirando a criatividade e fortalecendo nosso compromisso com o aprendizado significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Marinho Rodrigues, UECE

Professora da UECE

Stela Lopes Soares , UECE

Professora da UECE

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Rodrigues, A. M., & Soares , S. L. (2023). A gamificação na educação física escolar: uma revisão sistemática. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 182–192. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17707

Edição

Seção

Artigos