Tecnologias assistivas para a promoção da comunicação com crianças com transtorno do espectro autista (TEA): preliminar de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17703

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Tecnologias assistivas, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização de tecnologias assistivas de baixo custo, de forma lúdica e atrativa, como facilitadoras da comunicação em crianças de três a cinco anos com transtorno do espectro autista. Realizouse, para tanto, uma preliminar de pesquisa, amparada pela Resolução 510 de 2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), junto à quatro professoras que atuam junto a alunos incluídos em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os achados destas conversas informais evidenciam que existem cursos voltados à educação especial sendo oferecidos aos professores nas mais diversas redes, mas algumas oferecem mais cursos do que outras e há certa confusão a respeito do que serias tecnologias assistivas. As TA’s de baixo custo inseridas em sala de aula propõe a ideia de que é viável e acessível a implementação de tecnologias pelos professores com o intuito de favorecer a inclusão de alunos com deficiência e avançar a qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Rosa Lidice de M. Valim , UNICARIOCA

Professora da UNICARIOCA

Carolina Fardim , UNICARIOCA

Professora da UNICARIOCA

Alessandro Jatobá , UNICARIOCA

Professor da UNICARIOCA

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Valim , R. L. de M., Fardim , C., & Jatobá , A. (2023). Tecnologias assistivas para a promoção da comunicação com crianças com transtorno do espectro autista (TEA): preliminar de pesquisa. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 150–159. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17703

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