Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino-aprendizagem, Sequência didática

Resumo

A qualificação e o desempenho pedagógico do professor são importantes para que o ensino contribua para a formação do aluno como um cidadão ativo na sociedade. Nesse sentido, as sequências didáticas formam um conjunto de atividades que favorecem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos previstos no planejamento das aulas. Diante disso, este trabalho analisa algumas sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, parte de concepções de língua e linguagem, passando por teorias clássicas de aprendizagem até chegar às contemporâneas. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado por meio da coleta e análise de dados, tais como em livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações entre outras publicações. A dos resultados da pesquisa, o trabalho demonstra uma diversidade de conhecimentos necessários ao professor de língua portuguesa, dos clássicos aos contemporâneos, que podem fazer com que o ensino funcione de forma mais eficaz.

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Biografia do Autor

Kaique Julião de Souza, UFRB

Estudante de graduação

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Professor do Curso de Letras da UFRB

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Souza, K. J. de, & Oliveira, E. N. de. (2023). Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 5–22. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Edição

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