Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridas no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17323

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Tecnologias digitais, Aprendizagem

Resumo

O Minicurso denominado “Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridos no ensino de matemática ”, foi uma das propostas realizadas no grupo de Atividades Colaborativas e Cooperativas Educativas (ACCE - UESB), no ano de 2022. O curso foi destinado a professores de matemática do ensino básico, tendo por objetivo apresentar maneiras de elaborar materiais didáticos, seguindo os modelos de ensino híbrido de aprendizagem. A proposta foi desenvolvida durante o mês de março e abril, com a participação de 20 professores, do município de Vitória da Conquista e região. Os encontros ocorreram de forma virtual, síncrono no Google Meet e assíncrono na plataforma do Google Classroom. Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino híbrido de Lilian Bacich (2015) e também contribuições de Horn Staker sobre inovação disruptiva. A análise foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, os dados da investigação foram coletados por meio da plataforma do Google Classroom e observações dos diálogos nos encontros síncronos. Como resultado, tivemos aspectos positivos como as possibilidades de práticas docentes que o ensino híbrido oferece, mas também, desafios como, o planejamento das aulas por parte do professor, domínio das novas tecnologias e ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Batista , UFGD

UFGD

Downloads

Publicado

2023-07-15 — Atualizado em 2023-09-29

Versões

Como Citar

Batista , G. (2023). Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridas no ensino de matemática. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 51–62. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17323 (Original work published 15º de julho de 2023)

Edição

Seção

Artigos