Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando Scratch e sua aplicação no ensino de matemática básica: uma pesquisa de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17321

Palavras-chave:

Educação básica, Matemática, Jogos educacionais, Scratch

Resumo

No cenário atual, o uso de jogos digitais no ambiente escolar vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para o desenvolvimento de habilidades de assimilação e resolução de problemas. No presente trabalho, descrevemos a experiência de discentes do ensino básico com o jogo Math Adventure, desenvolvido na ferramenta Scratch e voltado à resolução de problemas matemáticos. O estudo foi realizado com 12 estudantes de 9° ano de escola pública e coordenado por dois graduandos do curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE - Mombaça), ambos matriculados na disciplina de Fundamentos e Análise de Software Educativo (FASE). O objetivo foi avaliar a interação destes estudantes com o Math Adventure no ambiente escolar e monitorar seu desenvolvimento pedagógico a partir das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Após terem seus perfis traçados através de questionários, os alunos foram divididos em duplas e orientados a solucionar, com auxílio do jogo, operações básicas matemáticas. Ao final, pudemos verificar que o jogo proporcionou um ambiente educativo desafiador, incentivando o aprendizado de matemática de forma lúdica, intuitiva e divertida para estudantes da rede municipal de ensino de Mombaça – CE.

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Biografia do Autor

Jonas Lima Cavalcante , UECE

UECE

Marcelo Amaro de Assís , UECE

UECE

Erlânio Freire Barros , UECE

UECE

Miguel Angelo Monteiro Lessa , UECE

UECE

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Publicado

2023-07-15 — Atualizado em 2023-09-29

Versões

Como Citar

Cavalcante , J. L., Assís , M. A. de, Barros , E. F., & Lessa , M. A. M. (2023). Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando Scratch e sua aplicação no ensino de matemática básica: uma pesquisa de campo. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 40–50. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17321 (Original work published 15º de julho de 2023)

Edição

Seção

Artigos