As Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação na formação de professores do/no campo: uma experiência na LECampo/UFTM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16725

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professores, Tecnologias Digitais

Resumo

O estudo é fruto das experiências pedagógicas de um professor e dois estagiários da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, no contexto do curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (LECampo/UFTM). O objetivo deste manuscrito consiste na descrição e análise da dinâmica de desenvolvimento da referida disciplina. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza como material empírico produções dos estudantes, acompanhados pelos autores ao longo do segundo semestre de 2021. Conclui-se a importância desta temática no currículo do curso para futuros profissionais da Educação, em especial àqueles que atuam ou vão atuar no campo, em uma perspectiva de contribuição para uma educação de qualidade e com níveis de igualdade para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Arantes Campos , UFTM

UFTM

Monica Izilda da Silva , UFTM

UFTM

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, UFTM

UFTM

Referências

ARROYO, M. G. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, jan./mar. 2015, p. 47-68.

BELUSSO, A; PONTAROLO, E. Uma reflexão sobre tecnologia digital nas escolas do campo como possibilidade para o desenvolvimento dos territórios camponeses. Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, Anais… 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/article/view/16561/4362. Acesso em: 21 fev. 2022.

BONILLA, M. H. S.; HALMANN, A. L. Formação de professores do campo e tecnologias digitais: articulações que apontam para outras dinâmicas pedagógicas e potencializam transformações da realidade. Revista InterAção, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 285–308, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15041.Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/ar ticle/view/15041. Acesso em: 27 dez. 2021.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

MILHANO, A. S. N. A emergência da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg: por uma concepção democrática da Tecnologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Filoso-fia Moderna e Contemporânea) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portu-gal. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55873/ 2/TESEMESANGELOMILHANO000127203.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

ORAIS, R. K. S. Letramento Digital Interface com a Educação do Campo. 2018. 42 f. Mo-nografia - Pedagogia, UFPB, Paraíba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/ jspui/handle/123456789/13897?locale=pt_BR. Acesso em: 27 dez. 2021.

OVIGLI, D. F. B.; KLEPKA, V. A Formação De Professores Em Ciências E Matemática Na Educação Do Campo A Partir Das Experiências Em Estágios E Trabalhos De Conclusão De Curso. Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 352–372, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.352-372. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10438. Acesso em: 21 fev. 2022.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Ube-raba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (PPC/LECampo/UFTM). 2019. Disponí-vel em: http://www.uftm.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo. Acesso em: 27 dez. 2021.

SANTOS, Anderson de Souza. Letramento Digital e a Prática de Alunos do LECAMPO em Sala de Aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo. 2016. 209 f. Dissertação de Mestrado Profissional - Educação e Docência, UFMG, Minas Gerais, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPG3U. Acesso em: 21 dez. 2021.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educa-ção e Sociedade, Campinas, Vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 dez. 2021.

SOUZA, V. V. de; PEREIRA, E. C. O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp En-quanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Socieda-de, [S. l.], v. 5, n. 4, 2019. DOI: 10.23899/relacult.v5i4.1272. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272. Acesso em: 28 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Campos , D. A., Silva , M. I. da, & Ovigli, D. F. B. (2022). As Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação na formação de professores do/no campo: uma experiência na LECampo/UFTM. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 10(12), 55–66. https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16725