PIBID no curso de Pedagogia/UNIGRAN: contribuições para a formação docente aproximando teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16094

Palavras-chave:

Pibid, Formação Docente, Teoria e prática

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada por li-cenciandas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) a partir da participação como bolsistas no Programa Institucionalde Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2018 a janei-ro de 2020. As ações do subprojeto foram realizadas em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, nos anos iniciais do ensino fundamental. A busca pela aproximação entre teoria e prática foi o objetivo norteador dos trabalhos visando superar o distanciamento entre o momento da formação ini-cial e a realidade do cotidiano escolar. Com o desenvolvimento das ações pre-vistas foi possível observar que a execução desse subprojeto foi produtiva tanto para as licenciandas como para os demais atores escolares vinculados direta e indiretamente com o Pibid. A experiência de conhecimento e participação no cotidiano escolar permitiu a vivência de um trabalho no qual a formação inicial e a prática docente fossem articuladas de maneira a fortalecer a relação entre teoria e prática e oportunizar a compreensão do conceito da ação-reflexão-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência–pibid. Chamada pública para apresentação de propostas. Edital Nº 7/2018. Brasília, DF, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2021-06-20

Como Citar

Oliveira, S. M. B. de. (2021). PIBID no curso de Pedagogia/UNIGRAN: contribuições para a formação docente aproximando teoria e prática. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 121–126. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16094

Edição

Seção

Artigos