Contribuições e desafios da prática do letramento digital no ensino remoto emergencial na educação profissional e tecnológica: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

letramento digital, ensino remoto emergencial, educação profissional

Resumo

O isolamento causado pela pandemia do coronavírus COVID–19 transformou a educação, a partir do Ensino Remoto Emergencial. Aulas passaram a ser realizadas, exclusivamente, via plataformas virtuais, exigindo o Letramento Digital de discentes e docentes. Na educação Profissional, não foi diferente. Isto desafiou os alunos da educação para o trabalho na construção de uma melhor qualificação para um mercado já em crise pela pandemia. Este estudo analisa as contribuições do Letramento Digital no Ensino Remoto, no âmbito da Educação Profissional, tal como seus desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. Constatamos a presença de ferramentas, plataformas e metodologias com potencialidades em contribuir para o Letramento Digital no Ensino Remoto. Porém, há diversos desafios a serem superados, sejam técnicos ou por falta de fluência tecnológico-pedagógica. 

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Publicado

09/06/2022

Como Citar

Cristian do Nascimento Botelho, & José Reginaldo Gomes de Santana. (2022). Contribuições e desafios da prática do letramento digital no ensino remoto emergencial na educação profissional e tecnológica: uma revisão integrativa. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 90–101. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/16057

Edição

Seção

Artigos