Proposta de Framework para apoio ao planejamento de aulas do ensino superior no modelo emergencial remoto

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação, Pandemia, Design Audiovisual

Resumo

Diante da crise sanitária mundial causada pela pandemia do coronavírus no início de 2020, diversos setores globais tiveram suas atividades afetadas pelas medidas de prevenção adotadas pelo mundo, tendo como principal delas o distanciamento social. A educação foi um dos setores da sociedade mais impactado, sendo adotadas medidas para que o ensino pudesse continuar de
forma remota e emergencial sem que colocasse a saúde dos professores, alunos e servidores em risco. Com essa mudança de paradigma educacional, diversos problemas surgiram diante do processo de ensino e aprendizagem com uso dos meios digitais como tecnologias de suporte ao ensino remoto. Este trabalho tem como objetivo analisar e propor um material de apoio para os professores do ensino superior que tiveram que migrar seus métodos de ensino presenciais para o modelo do ensino remoto emergencial. Como proposta para minimizar esses impactos da mudança, iremos propor um framework5 para que os professores possam planejar suas aulas pensando nas características, estratégias e recursos digitais que podem ser utilizados nessa nova modalidade de ensino, tendo em vista sempre a promoção de um maior engajamento dos alunos durante as aulas, e com isso obter uma melhora no ensino e aprendizagem de modo geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, C. Utilizando a tecnologia a seu favor. 17ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

BECKER, V., GAMBARO, D., RAMOS, T.S.: Audiovisual Design and the Convergence

Between HCI and Audience Studies. In: Kurosu, M. (ed.) Human-Computer Interaction. User Interface Design, Development and Multimodality. pp. 3–22. Springer International Publishing, Cham 2017.

BOSCH, J. MOLIN, P. MATTSSON, M. BENGTSSON, P. Object-oriented Frameworkbased Software Development: Problems and Experiences. ACM Comput. Surv. Vol.

, 1es. 2000.

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.0. v 2. 2011. Disponível em

<http://udlguidelines.cast.org/more/downloads>. Acesso em 28 de Julho de 2020.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento - Os Desafios da educação. Petró-

polis, RJ, Vozes, 2013.

DRESCH A., LACERDA D.P., ANTUNES J.A.V. Design Science Research. In: Design Science Research. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07374-3_4,

HEVNER, Alan. A Three Cycle View of Design Science Research. Scandinavian Journal

of Information Systems, v. 19, n. 2, p.4, 2007.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MAYER, Richard E. Multimedia Learning, 2ª ed. New York: Cambridge University

Press, 2009.

RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas

em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em

<http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacaosuperior/>. Acesso em 1 de Agosto de 2020.

SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3rd ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 de abr.

Disponível em <https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacaoda-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das>. Acesso em 27 de

Agosto de 2020.

Downloads

Publicado

09/06/2022

Como Citar

Sandro Gonçalves Silva Filho. (2022). Proposta de Framework para apoio ao planejamento de aulas do ensino superior no modelo emergencial remoto . EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 55–64. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/16053

Edição

Seção

Artigos