Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua

Autores/as

  • Núbia Régia de Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.

Resumen

Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade da Região de Joinville. Possui mestrado e doutorado em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora Adjunta III da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus de Araguaína) vinculada ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Coordena o Grupo de Estudos Metafóricos (GEM/UFT) e os projetos de pesquisa: (a) “Regularidade interpretativa: o significado aspectual na interpretação das sentenças metafóricas verbais do PB e do Inglês” e (b) “Livros didáticos de Língua Portuguesa: com o olhar focado no ensino de semântica”. Tem experiência na área da Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica. Metáfora verbal. (Ir)regularidade interpretativa da metáfora. Tipos combinatórios. Verbo, tempo, aspecto. Linguística e cognição. Também tem interesse em pesquisas que envolvam as seguintes questões: Estudos semânticos e pragmáticos aplicados ao ensino. Metáfora no ensino de língua. Ensino de semântica e pragmática em materiais didáticos para o estudo da Língua Portuguesa.

Publicado

2017-03-22

Cómo citar

Almeida, N. R. de, & Fossile, D. K. (2017). Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua. Raído, 10(24), 203–220. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA