Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa

Autores/as

  • Cristina Mott Fernandez UEL
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL

Palabras clave:

Manual do professor. Representações. Interacionismo Sociodiscursivo. Tipos de Discurso.

Resumen

O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Mott Fernandez, UEL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1986). É docente de língua inglesa no Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá desde julho de 1988. Formou-se Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2009. Formou-se doutora também em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui experiência na área de ensino de Língua Inglesa e Inglês Instrumental. tualmente, é coordenadora pedagógic do NucLi-UEM do programa Idiomas sem Fronteiras do MEC. Trabalha principalmente com os seguintes temas: professor de LE, manual do professor, trabalho do professor, autoconfrontações, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e Inglês como meio de instrução (EMI).

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Letras, Linguística e Artes Linguística Aplicada.

Publicado

2012-11-07

Cómo citar

Fernandez, C. M., & Cristovão, V. L. L. (2012). Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa. Raído, 6(11), 97–114. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA