Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Linguagem e Educação, interacionismo sociodiscursivo

Resumo

A (sub)área em Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Neste ensaio introdutório do dossiê apresentamos um breve histórico do LED, considerando as pesquisas desenvolvidas ao longo de duas décadas por pesquisadores a ele vinculados, além de uma breve apresentação dos textos que fazem parte deste dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Andérbio Márcio Silva Martins, UFGD

Professor Associado III da Universidade Federal da Grande Dourados-MS. Licenciado em Letras Português (2004, UnB), Mestre em Linguística (2007, UnB), Doutor em Linguística (2011, UnB) com Estágio Pós-Doutoral em Linguística (2015-2016, UnB) sob a supervisão da professora Ana Suelly Arruda Câmara Cabral. É pesquisador vinculado ao Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB, atua como professor de Linguística na Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, lotado na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD); e no Mestrado em Letras, lotado na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD), tendo sido coordenador do Programa no biênio 2019-2021. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET/FAIND). Desenvolve e orienta pesquisas na área de linguística descritiva, histórico-comparativa e de ensino de línguas indígenas. Tem se dedicado especialmente ao estudo das línguas Guarani e Kaiowá da família Tupí-Guaraní, faladas no sul de Mato Grosso do Sul. É membro do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas da ANPOLL, tendo colaborado com o GT, na qualidade de coordenador, no período de 2017 a 2020. Atualmente exerce a função de editor-chefe da Revista Raído do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD.

Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro

Professora Auxiliar com agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF); do Grupo ALTER – Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; do Grupo CRIMIC – Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques et Contemporains e do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Tem estado envolvida em vários projetos nacionais e internacionais como coordenadora, membro ou consultora e é orientadora de várias dissertações de mestrado, teses de doutoramento e de projetos de pós-doutoramento. Tem sido responsável por vários programas de formação de professores, conferências e seminários sobre Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesas em geral e sobre o Ensino e aprendizagem da Escrita, Escrita académica e Formação de professores de língua. Os resultados da sua investigação e da sua experiência no ensino têm sido amplamente divulgados não só através da participação em vários encontros científicos nacionais e internacionais, mas também através de muitas publicações como autora e coautora. É ainda membro de vários comités científicos de livros e revistas e tem sido membro de diferentes comités científicos de conferências nacionais e internacionais.

Referências

BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Trocas de Correspondência pen pal e Sequências Didáticas para Ensino de Língua Inglesa. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009.

BORK, Ana Valéria Bisetto. Da produção oral para o texto escrito: a construção de uma proposta pedagógica com o gênero textual resumé. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2016.

BORGHI, Carmen Ilma Belincanta. A configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizer. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2006.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EUDC, 1999.

CAMARGO, Gladys Plens de Quevedo Pereira de. Análise de um exame internacional para professores de inglês na perspectiva sócio-interacionista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

CAMARGO, Gladys Plens de Quevedo Pereira de. Avaliar formando e formar avaliando o (Futuro) professor de língua inglesa: elementos para um construto. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2011.

CARVALHO, Angélica Bovo de. A formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa: um processo de construção de significados. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2005.

CORRÊA, Francini Percinoto Poliseli. A formação de professores de inglês em contexto inicial: uma análise do processo de construção identitária. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2015.

CRISTÓVÃO, V. L. L.; FERREIRA, L. M. L.; CARDOSO, I.; PEREIRA, L. A.; AMBRÓSIO, S. Uma cartografia da divulgação científica em Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal. Diacrítica, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 284–309, 2023. DOI: 10.21814/diacritica.5400. Disponível em: https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5400. Acesso em: 01 de novembro de 2023.

CRISTOVÃO, V. L. L. A Genre-Based Approach Underlying Didatic Sequences for the Teaching of Languages. In: ARTEMEVA, Natasha; FREEDMAN, Aviva. (Org.). Genre Studies Around the Globe: beyond the three traditions. San Bernardino, CA: Inkshed Publications, 2015, p. 403-452.

CRISTOVÃO, V. L. L. The Use of Didactic Sequences and the Teaching of L1: an analysis of an institutional program of teaching writing at school. L1 Educational Studies in Languages and Literature, v. 9, p. 5-25, 2009.

CRISTOVÃO, V. L. L.; Anjos-Santos, L. M. Designing digitally-based didactic proposals for English teacher education programs: an analysis of a Brazilian experience with podcasts - See more at: http://www.bloomsbury.com/us/worldcall-sustainability--and-computer-assisted-language-learning-978147424. In: SANZ, Ana Maria Gimeno; LEVY, Mike; BLIN, Françoise; BARR, David. (Orgs.). WorldCALL: Sustainability and Computer-Assisted Language Learning. Sydney: Bloomsbury, 2015, p. 23-28.

CRISTOVÃO, V. L. L.; BEATO-CANATO, A. P. M.; PETRECHE, C. R. C.; FERRARINI, M.; ANJOS-SANTOS, L. M. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAÚJO, Júlio Cesar; NICOLAIDES, Christine Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido da. (Orgs.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 17-40.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; ARTEMEVA, Natasha. Towards a hybrid approach to genre teaching: comparing the swiss and brazilian schools of socio-discursive interactionism and rhetorical genre studies. Diálogo das Letras, v. 7, p. 101-120, 2018.

CRISTOVÃO, V. L. L.. The Use of Didactic Sequences and the Teaching of L1: an analysis of an institutional program of teaching writing at school. L1 Educational Studies in Languages and Literature, v. 9, p. 5-25, 2009.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; MIQUELANTE, Marileuza Ascencio; FRANCESCON, Paula Kracker. Sequências de Formação: instrumento de mediação no sistema de atividade da formação docente. ReVEL, Edição Especial, v. 18, n. 17, 2020.

DALPASQUALE. Maria Dolores. O programa parâmetros em ação na formação continuada do professor de língua estrangeira. 138 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2003.

DENARDI, Didiê Ana Ceni. Establishing Bridges between a Genre-based Approach to English Language Writing Instruction and Teacher Education. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2009.

DÍAZ, Damián; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Características do procedimento Sequência Didática de Gêneros e sua recepção entre docentes de línguas e pesquisadores. ENTRETEXTOS (UEL), v. 23, p. 12-33, 2023.

DOLZ, Joaquim. Posfácio. In: MACHADO, Anna Rachel. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Textos de Anna Rachel Machado e colaboradores; Lília S. Abreu-Tardelli e Vera L. L. Cristovão (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

DROGUI, Amábile Piancentine. Interação no meio virtual e ensino de línguas: análise de uma proposta para a fomração de professores de língua espanhola. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2014.

FERNANDES, Aline Cristina. A Educação Ambiental Crítica no processo de formação continuada de professores: desafios e possibilidades para o ensino interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2020.

FERNANDEZ, Cristina Mott. Manual do Professor de Coleção de Livros Didáticos de Língua Inglesa: autonomia ou subsunção do trabalho docente? Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009.

FERNANDEZ, Cristina Mott. A Tessitura do Gênero Textual. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2014.

FERRARINI, Marlene Aparecida. O gênero textual conto de fadas para o ensino de produção escrita em língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009.

FOGAÇA, Francisco Carlos. Reuniões pedagógicas e autoconfrontações: possíveis espaços de desenvolvimento profissional na escola pública. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2010.

FRANCESCON, Paula Kracker. Desenvolvimento de Capacidades Docentes na Prática de Ensino de Língua Inglesa. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2019.

FREITAS, Lucas Mateus Giacometti de. Portfólio tradutório: os papéis da atividade tradutória no processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2021.

GAMERO, Raquel. Pesquisa? Só no paper! A constituição da identidade de professorpesquisador em formação inicial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2011.

GAMERO, Raquel. Aspectos identitários de professores-pesquisadores em Linguística Aplicada. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2019.

GUIMARÃES, Ana Maria De Mattos; MACHADO, Anna Rachel. Apresentação. In: GUIMARAES, A.M.M.; MACHADO, A.R; COUTINHO, A. (Orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. 1, p. 09-16.

LABELLA-SÁNCHEZ, Natalia. As capacidades de linguagem e outros conhecimentos exigidos na prova de espanhol dos vestibulares da UEL, UEM e UFPR. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

LABELLA DE SÁNCHEZ, Natalia. Análise de necessidades de gêneros de texto para o planejamento de material didático em espanhol para fins específicos: o curso técnico em transações imobiliárias. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Vale do Rio dos Sinos: UNISINOS, 2012.

LANFERDINI, Priscila Azevedo da Fonseca. O trabalho (agir) docente no processo coletivo de planejamento e elaboração de uma Sequência Didática para o ensino de língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012.

LANFERDINI, Priscila Azevedo da Fonseca. O trabalho de planejamento e elaboração de sequências didáticas: instrumento de formação no contexto do programa PIBID. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2019.

LENHARO, Rayane Isadora. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2016.

LUZ, Ana Claudia Cury Calia de Souza. Proposta de um quadro referencial de educação linguística para justiça social na formação inicial de professores de língua inglesa. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2021.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 6, p. 9, 2006.

MAGALHÃAES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura. Campinas: Pontes Editores, 2018.

MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. O ensino e aprendizagem com base em gêneros de texto: possíveis (re)construções do agir docente no processo de formação inicial. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2019.

OLIVEIRA, Francieli de. Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2014.

PENA, Débora Cristina Monteiro. Ação de linguagem anti-sexista e ensino de língua inglesa com base em gêneros textuais: uma análise documental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2021.

PETRECHE, Célia Regina Capellini. A sequência didatica nas aulas de língua inglesa do ensino médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2008.

PONTARA, Claudia Lopes. O trabalho com gêneros textuais na aula de língua inglesa do CELEM através da utilização do artefato Sequência Didática: uma análise da ação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2015.

PONTARA, Cláudia Lopes. Formação continuada crítico-transformadora: inter-relações com saberes e capacidades docentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2021.

RETORTA, M. S.; CRISTOVÃO, V. L. L. Representações de alunos-professores sobre ensino de inglês para pessoas com deficiência visual. In: CELANI, M. A. A.; MEDRADO, B. P. (Org.). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2017b, p. 117-137.

RETORTA, M. S.; Cristovão, V. L. L. Visually-impaired brazilian students learning english with smartphones: overcoming limitations. Languages 2017a, 2, 12. https://doi.org/10.3390/languages2030012.

RIOS-REGISTRO, Eliane Segati. A relação entre prescrição, representações e agir docente: um estudo de caso em um curso de formação inicial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2010.

RIOS-REGISTRO, Eliane Segatti. O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2013.

ROSSI. Eliane Cavalher Solano. A construção da identidade do professor de língua inglesa: ensino sócio-interativo e crítico. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2004.

SANCHES, Bruno S. Aprendizagem de Inglês rumo à ação ambiental: promovendo o letramento ambiental e científico por meio de aplicação de uma sequência didática. 228f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2023.

SANTOS, Lucas Moreira dos Anjos. Gêneros digitais na educação inicial do professor de língua inglesa como instrumentos de (trans)formação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Alessandra Augusta Pereira da. O trabalho do professor de língua inglesa na formação inicial: um estudo de representações. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná: Curitiba: UFPR, 2008.

SILVA, Alessandra Augusta Pereira da. Do trabalho prescrito ao real do trabalho do professor formador: quais as possíveis implicações na formação dos professores de língua inglesa? Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina; Londrina: UEL, 2015.

SOUZA, Ana Claudia Cury Calia de. Livros Didáticos e a Perspectiva Sociointeracionista: coerência entre as necessidades do professor e a avaliação do PNLD. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2015.

STUTZ, Lidia; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras (UFU), v. 33, p. 35, 2017.

STUTZ, Lidia. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2005.

TONELLI, J. R. A. O Ensino de Inglês a um aluno ‘disléxico’: uma proposta de mediação / The English teaching to a ‘dyslexic student’: a proposal of mediation. Cadernos do IL, v. 46, p. 285-304, 2013b.

TONELLI, J. R. A. O trabalho docente e a inclusão: o caso da “dislexia” nas aulas de inglês. Revista Educação e Linguagens, v. 2, p. 45-61, 2013a.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção. A “dislexia” e o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2012.

TREVISAN FERREIRA, Felipe. Diversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês: a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2020.

TREVISANI BARRETO, Ana Paula. Formadores de professores de inglês: práxis de planejamento como lócus de construções conceituais curriculares. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2020.

VIGNOLI, J. C. S.; FERRARINI-BIGARELI, M. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramentos acadêmicos: repertórios de percepções de gestores de universidades públicas paranaenses e experiências prático-investigativas. DELTA, São Paulo, v. 37, n.3, p.1-33, 2021.

Downloads

Publicado

02.12.2023

Como Citar

Cristovão, V. L. L., Martins, A. M. S., & Pereira, L. Álvares. (2023). Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê. Raído, 17(44), 8–32. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.