La articulación del Interaccionismo Sociodiscursivo y los estudios retóricos de los géneros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Palabras clave:

Interaccionismo sociodiscursivo, estudios retóricos de géneros, géneros profesionales

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar los enfoques teóricos del Interaccionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012) y los Estudios de Géneros Retóricos, más precisamente, el concepto de géneros como un sistema de actividades (BAZERMAN, 2005), que han contribuido significativamente a los estudios lingüísticos realizados en Brasil. Este estudio muestra cómo estos enfoques se complementan y, por lo tanto, traemos dos estudios que apuntan a la aproximación de los enfoques mencionados, buscando explicar el uso del lenguaje en términos de contextos y prácticas sociales específicas.

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Biografía del autor/a

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, UTFPR - Campus Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa.

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Tem graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), e em Letras Espanhol pela Universidade de São Paulo (1998).Mestrado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Docente e orientadora de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Ciências do Léxico, Lexicologia, Semântica e Onomástica. É membro efetivo do GT da Anpoll Lexicologia, lexicografia e terminologia desde 2007 e vice- coordenadora do GT desde 2021. Em 2015, fez estágio pós- doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Godke, A. V. B. B., & Seide, M. S. (2023). La articulación del Interaccionismo Sociodiscursivo y los estudios retóricos de los géneros. Raído, 17(44), 243–257. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Número

Sección

Lenguaje y Educación: 21 años de Estudios del lenguaje