The articulation of the Sociodiscursive Interactionism and the rhetorical studies of genres

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Keywords:

Sociodiscursive interactionism, rhetorical genre studies, professional genres

Abstract

This article aims to present the theoretical approaches of the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2012) and the Rhetorical Genre Studies, more precisely, the concept of genres as a system of activities (BAZERMAN, 2005), which have contributed significantly to the field of linguistic studies ​​developed in Brazil. This study demonstrates how these approaches complement each other, and thus, we present two pieces of research that highlight the convergence of these approaches which seek to explain the use of language within specific contexts and social practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, UTFPR - Campus Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa.

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Tem graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), e em Letras Espanhol pela Universidade de São Paulo (1998).Mestrado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Docente e orientadora de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Ciências do Léxico, Lexicologia, Semântica e Onomástica. É membro efetivo do GT da Anpoll Lexicologia, lexicografia e terminologia desde 2007 e vice- coordenadora do GT desde 2021. Em 2015, fez estágio pós- doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

References

BAIN, D.; SCHNEUWLY, B. Por une evaluation formative intégrée dans la pédagogie du français: de la nécessité et de l’utilité de modèles de référence. In: PERRENOUD, P.; BAIN, D.; ALLAL, L. Évaluation formative et didactique du

français. Lausanne: Delauchaux et Niestlé, 1993. P. 51-79. Disponível em . Acesso em: 17 mar. 2015.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992/1997.

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.

BAZERMAN, C. Shaping written knowledge: the genre and activity of the experimental article in science. Madison: University of Wisconsin Press, 1988.

BAZERMAN, C. Systems of genres and the enactment of social intentions. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Orgs.). Genre and the new rhetoric. Bristol: Taylor and Francis, 1994. P. 79-101.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. In: BAZERMAN, C.; DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Org.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. P.19-46.

BAZERMAN, C. A rhetoric of literate action: literate action. Anderson, SC: The WAC Clearinghouse & Parlor Press, 2013. v. 1.

BORK, A. V. B. Produção escrita de gêneros profissionais em língua inglesa: vozes entrelaçadas no processo de escrita e reescrita textual. 2016. 509 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Londrina, 2016. Disponível em: https://bit.ly/446UoJJ. Acesso em: 31 out. 2022.

BRONCKART, J. P. Gêneros de texto, tipos de discurso e sequências: por uma renovação do ensino da produção escrita. Revista Letras, Santa Maria. v. 20, n. 40, p. 163-176, jan./jun., 2010.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 2012.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Artmed/Bookman: Porto Alegre, 2009.

CRISTOVÃO, V. L. L; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como LI e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C. et al. (org.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011. P. 17-40.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Les capacités orales de apprenants. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (Org.). Pour un enseignement de l’oral: initiation aux genres formels à l’école. Paris: EFS Editéur, 1998. P. 75-89.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. P. 95-128.

GONÇALVES, A. V. Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção interativa. 2007. 344 p. Tese (Doutorado em Ensino/Aprendizagem de Línguas) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Araraquara, 2007. Disponível em:<http://hdl.handle.net/11449/103610>. Acesso em: 10 out. 2022.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-centred approach. 22. ed. London: Cambridge University Press, 1996.

LABELLA-SANCHEZ, N. Análise de necessidades de gêneros de texto para o planejamento de material didático de espanhol para fins específicos: o curso técnico em transações imobiliárias. 2016. 289 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3oyiigH. Acesso em: 14 fev. 2023.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A. MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. P. 237- 259.

MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MILLER, C. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2008.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WHITCOMB, S. B. Résumé magic: trade secrets of a professional résumé writer. 4 th ed. Indianapolis: JIST Publishing, 2010.

Published

2023-12-02

How to Cite

Godke, A. V. B. B., & Seide, M. S. (2023). The articulation of the Sociodiscursive Interactionism and the rhetorical studies of genres. Raído, 17(44), 243–257. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Issue

Section

Language and Education: 21 Years of Language Studies