Os contos insólitos “El otro”, de Borges, e “Ideias do canário”, de Machado: desconstrução do dogmatismo científico por meio da ironia.

Autores

  • Patrícia Librenz Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Antonio Rediver Guizzo Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i29.7126

Palavras-chave:

Jorge Luis Borges. Machado de Assis. Crítica ao dogmatismo. Ironia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma comparação entre duas obras literárias, tendo como base uma mesma chave de leitura. A partir de ideias trazidas por Nietzsche (2008) e Foucault (1999), faz-se uma análise acerca da construção do conhecimento, do valor da verdade para esta sociedade e, enfim, dos dogmas construídos a partir disso. Tentou-se demonstrar que tanto Jorge Luis Borges quanto Machado de Assis trabalham com essas perspectivas dentro dos dois contos selecionados, utilizando uma linguagem fortemente irônica, a fim de mostrar as formas ultrapassadas de alguns discursos acerca do conhecimento (que circulavam no contexto de produção das narrativas). Com isso, é possível inferir que os autores buscam provocar uma reflexão: de que o excessivo valor que se dá à ciência leva a humanidade a um dogmatismo emburrecedor, tendo em vista que a ciência e a filosofia não têm todas as respostas para as questões humanas. Contudo, é importante observar que o conto de Machado de Assis circulou no final dos anos 80 do século XIX, enquanto que a narrativa do argentino Jorge Luis Borges fora publicada na metade da década de 70 do século XX. Nesse sentido, observou-se que a estratégia de representação literária deles diverge, uma vez que Borges fala de um conhecimento filosófico e Machado do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Librenz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Revisora de textos na mesma instituição. 

Antonio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Letras pela UNIOESTE de Cascavel (2014). Atualmente, atua como professor (dedicação exclusiva) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (Mestrado) - PPGLC.

Referências

ASSIS, Machado de. Ideias de Canário. In: Páginas Recolhidas (1899). Obras completas II – Coletânea de Contos. [Ebook para Kindle]

BORGES, Jorge Luis. El Otro. In: Libro de arena (1975). Cuentos Completos – Jorge Luis Borges. [Ebook para Kindle]

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. 2ª. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

CAVALHEIRO, Juciane; FONSECA, Rosa Maria Tavares. O duplo em Borges: Análise dos contos “O outro”, “O sul”, “O inverossímel impostor Tom Castro” e “O morto”. In: Anuário de Literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 1, 2011. p. 154-170.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FRANÇA, Julio. O insólito e seu duplo. Organizadores: Flavio Garcia, Marcus Alexandre Motta. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. Texto de Apresentação: p. 7-14.

MOISÉS, Massaud. História da Literatura Brasileira. Vol. II. 4ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira. Tradução e organização de Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2008.

VERSIANI, Daniela Beccaccia. Saramago, Borges, Collodi, Calvino: Calvino, Collodi, Borges, Saramago. In: O insólito e seu duplo. Organizadores: Flavio Garcia, Marcus Alexandre Motta. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 225-265.

Downloads

Publicado

05.12.2018

Como Citar

Librenz, P., & Guizzo, A. R. (2018). Os contos insólitos “El otro”, de Borges, e “Ideias do canário”, de Machado: desconstrução do dogmatismo científico por meio da ironia. Raído, 12(29), 37–49. https://doi.org/10.30612/raido.v12i29.7126

Edição

Seção

DO FANTÁSTICO E SEUS ARREDORES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)