House of Cards: dna Shakesperiano na trilogia e nas séries

Autores

  • Brunilda T. Reichmann Uniandrade - PR

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6316

Palavras-chave:

House of Cards. Political novels. TV series. Shakespearean genes.

Resumo

Este artigo faz uma leitura de produções literárias e televisivas contemporâneas, da trilogia política House of Cards, To Play the King e The Final Cut, do escritor inglês Michael Dobbs; da série da BBC: The House of Cards Trilogy, adaptação desses romances; bem como da maxissérie da Netflix, House of Cards, baseada nas anteriores. Detém-se em alguns elementos literários dessas produções e os relaciona com peças do dramaturgo inglês William Shakespeare, mais especificamente, a Macbeth, a Otelo, o Mouro de Veneza e a Ricardo III. Tentamos demonstrar como romancistas, roteiristas e diretores de séries celebram a inigualável arte de Shakespeare ao retrabalhar temas, atualizar contextos e reconstruir traços de personalidade de seus personagens inesquecíveis. Em suma, este texto visa resgatar algumas características genéticas das peças de Shakespeare presentes na produção artística/midiática contemporânea.

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Biografia do Autor

Brunilda T. Reichmann, Uniandrade - PR

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Uniandrade. Professora da Pós-graduação em Teoria Literária. Fundadora e editora da revista Scripta Uniandrade. Líder de pesquisa do GT Intermidialidade da ANPOLL.

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Publicado

21.12.2017

Como Citar

Reichmann, B. T. (2017). House of Cards: dna Shakesperiano na trilogia e nas séries. Raído, 11(28), 141–164. https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6316

Edição

Seção

PARTE III - ENTRE A LINHA E A SUPERFÍCIE: LITERATURA E IMAGEM TÉCNICA