Corpo: experiência e linguagem em Josefina Plá
Palavras-chave:
Experiência. Linguagem. Corpo. Mulher. Lugar. Raça. Josefina Plá.Resumo
Dentre os debates da crítica feminista atual destaca-se as conjunturas dialó- gicas entre experiência e linguagem associadas às categorias de gênero, raça e lugar na construção do corpo. Trata-se de novas formas de articulações que promovem epistemologias outras a partir da aceitação da experiência/materialidade do corpo sem negar o fato de que são, também, culturalmente e discursivamente constituídas, mas que não se dissolvem na discursividade. Experiência e linguagem deixam de pertencer a campos acentuadamente distantes para se imbricarem: corpo e/na linguagem, corpo e/na experiência. Nesse sentido, proponho pensar de que modo os estudos feministas sobre o “retorno” da materialidade do corpo re-configuram as noções de identidade, raça e lugar a partir da análise das personagens femininas do conto “Cayetana”, da autora paraguaia Josefina Plá. Observa-se nas narrativas que se tratam de “mulheres” mestiças paraguaias das classes pobres com analogias entre si, sobretudo no que tange à exploração de seus corpos como força de trabalho e prazer sexual do(a) outro(a).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.