A imagem da leitura e a leitura da imagem: a contribuição da análise de discurso para a assunção da autoria nas aulas de interpretação de texto

Autores

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Leitura polissêmica. Imagem. Discurso lúdico. Interpretação. Autoria.

Resumo

Neste texto, proponho uma discussão, com base na Análise de Discurso de vertente materialista, sobre a prática de leitura na escola com o propósito de desvelar a evidência do imaginário de texto e de leitura cristalizados em torno da literalidade da linguagem verbal e apresentar uma alternativa para a promoção da autoria em atividades de leitura e escrita na escola. Para isso, analiso diferentes gestos de leitura e de interpretação do livro de imagens Branca, da ilustradora e escritora Rosinha Campos, realizados por alunos de sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. Esses diferentes gestos de interpretação revelam a opacidade da imagem e a possibilidade da polissemia na leitura, o que também permite aos alunos compreender o livro de imagens como um texto passível de leitura e de diferentes interpretações. A partir das análises, busco mostrar que a prática de leitura do livro de imagens em diferentes níveis de escolaridade pode ser uma alternativa pedagógica para a promoção da autoria já no processo de leitura, visto que permite a leitura polissêmica em aula e a tomada da posição de autor por parte do sujeito-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da área de Língua Portuguesa e Linguística desde 2011. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e mestre em estudos da Linguagem pela mesma insituição (2008) na linha de pesquisa em Teorias do Texto e do Discurso. É líder o grupo de pesquisa Estudos Pecheutianos e participa de outros três grupos de pesquisa como pesquisadora, todos registrados no CNPq: Análise do Discurso e interfaces; LEAD, Linguagem e Currículo.

Downloads

Publicado

21.12.2015

Como Citar

Fernandes, C. (2015). A imagem da leitura e a leitura da imagem: a contribuição da análise de discurso para a assunção da autoria nas aulas de interpretação de texto. Raído, 9(19), 93–114. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4656

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA