Letramento acadêmico no estágio supervisionado da Licenciatura

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Bruno Gomes Pereira

Palavras-chave:

Linguística sistêmico-funcional. Letramento do professor. Escrita.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo de caso sobre o uso da escrita reflexiva profissional numa Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa. Ensaiamos uma caracterização inicial da referida escrita a partir da investigação de representações de alguns atores sociais integrantes do complexo contexto do estagio supervisionado da licenciatura. Os dados de pesquisa são relatórios escritos por professores em formação inicial, trabalhos finais da disciplina mencionada. Estudos do letramento acadêmico e da linguística sistêmico-funcional são os principais referenciais da fundamentação teórica. Alunos e professores do ensino básico são os principais atores mencionados nos relatórios, os quais, apesar de serem relacionados a outros, tendem a não ser atrelados a especificidades concernentes ao ensino de Língua Portuguesa na escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica, além de coordenar o Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e texto.

Downloads

Publicado

05.07.2013

Como Citar

Silva, W. R., & Pereira, B. G. (2013). Letramento acadêmico no estágio supervisionado da Licenciatura. Raído, 7(13), 37–60. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2487

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>