O Plano de Aula: um instrumento mediador da formação docente inicial em Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17172

Palavras-chave:

Plano de aula; Formação inicial de professores; Instrumento de mediação; Língua inglesa.

Resumo

Tendo em vista o uso recorrente do plano de aula como instrumento formativo na educação inicial de professores, este trabalho visa a investigar como este recurso didático-pedagógico tem sido utilizado na formação de professores de Língua Inglesa em dois cursos de Letras (Inglês e Português/Inglês) de duas universidades públicas do estado do Paraná, Brasil. O estudo teve como objetivo suscitar discussão e reflexão sobre o papel do plano de aula como instrumento mediador no desenvolvimento docente. Os dados de pesquisa contemplaram dois modelos de plano de aula utilizados em momentos diferentes nos cursos de formação supracitados. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo é de natureza interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). Para as análises, ancoramos nosso trabalho nas dimensões de planejamento de sequências didáticas (SD) propostas por Lanferdini (2019) em sua tese de doutorado, desenvolvidas a partir de estudos sobre o trabalho do professor realizados por
Machado (2007; 2009). Os resultados alcançados apontaram para a importância da tomada de consciência sobre a sistematização de uma aula e seus elementos constitutivos por meio do plano de aula como instrumento mediador da formação docente inicial, bem como das reflexões sobre o processo de planejamento como elemento fundamental de antecipação do agir docente necessário a um maior entendimento sobre as ações de ensino.

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Biografia do Autor

Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010, pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e atuou como professora visitante na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2022). Professora Associada do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É líder do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Atuou como coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês de agosto 2012 - 2018. De agosto de 2017 a janeiro de 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Nível Mestrado) na UNICENTRO. A professora atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Línguas, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes, formação de professores, reflexividade e gestos didáticos, letramento acadêmico.

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. É Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL- PUC/SP (2009), sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz, subsidiado pelo sistema de bolsa CAPES. nº BEX 0767/15-8, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Atua como professora associada no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - PR, desde 1994. Também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino de 1994 a 2011. Tem experiência na área de Letras com ensino de Língua Inglesa e respectivas literaturas, com Prática de Ensino, orientação de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa, Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Científica Junior (PIC Jr.) e em Formação Continuada do Professor de Língua Inglesa orientando professores da Educação Básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), oferecido pelo Governo do Estado do Paraná, de 2010 a 2017. Participa dos grupos de pesquisa Linguagem e Educação (LED) UEL/CNPq e LILA - Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - UEL, coordenados pela Professora Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, bem como do LACEL - Letramentos Acadêmico-Científicos e Estudos da Linguagem, coordenado pela Professora Dra Jacqueline Sanches Vignoli, da Unespar - Campus de Campo Mourão - PR. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq/Unespar - Campus de Campo Mourão - PR. É membro do GT da ANPOLL de Gêneros Textuais/Discursivos. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), na Unespar - Campus de Campo Mourão-PR desde 2014 e orienta Dissertações e Teses de pós-graduação. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), na linha de formação de professores de Língua Estrangeira, e mestre pelo mesmo programa (2012), sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Possui especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Iguaçu - ESAP (2007) e graduação em Letras-Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2006). É professora de Língua Inglesa da rede Básica de Ensino em Guarapuava (Pr) desde 2012 e do Programa Multicultural de Línguas (PROMUL) da UNICENTRO desde 2020. Participa dos grupos de pesquisa Linguagem e Educação (UEL) e Gêneros Textuais e Práxis Docente (UNICENTRO) cadastrados no CNPq. Realizou estágio doutoral sanduíche na Carleton University, sob supervisão do Prof. Dr. Devon Woods e da Profa. Dra. Eva Kartchava, sendo bolsista do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), do Governo do Canadá (2017). Foi professora supervisora do subprojeto PIBID/Letras-Inglês da UNICENTRO entre os anos de 2013 e 2016. Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino de línguas, formação inicial e continuada de professores, planejamento didático docente, políticas públicas educacionais, gêneros de textos, sequências didáticas e análise de materiais didáticos.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Stutz, L., Tognato, M. I. R., & Lanferdini, P. A. da F. (2023). O Plano de Aula: um instrumento mediador da formação docente inicial em Língua Inglesa. Raído, 17(44), 358–385. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17172

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem