Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Interacionismo Sociodiscursivo, Linguagem

Resumo

Este ensaio tem como propósito traçar um paralelo entre os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999) e da Teoria da Atividade (Leontiev, 1974/2014). Nesse sentido, apresentamos alguns dos principais pilares que sustentam cada uma dessas perspectivas, estabelecendo conceitos que se aproximam ou convergem para o mesmo prisma epistemológico, além de contribuições que consideramos pertinentes para o trabalho com gêneros textuais, tendo em vista a especificidade terminológica e conceitual desses construtos. Para tanto, abordaremos as definições de atividade, instrumento, linguagem e texto/discurso. O arcabouço de discussão segue, principalmente, as obras Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999); e Atividade, consciência e personalidade (Leontiev, 1974/2014). Parte das considerações conduzem ao fato de que a atividade, em ambas as perspectivas, é eleita como um dos instrumentos que levou o ser humano ao nível de desenvolvimento cognitivo e cultural tal qual se encontra. Nesse processo, a linguagem foi o instrumento semiótico que automatizou a comunicação na atividade, tornando a interatividade negociada, as significações teleológicas complexificadas em textos/discursos e o trabalho mais organizado. Para estudos sobre gêneros textuais, essas questões são relevantes porque sublinham fatores de mediação do ser humano com o mundo, a cultura e toda sua sócio-história.

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Biografia do Autor

Everton Gelinski Gomes de Souza, Universidade Estadual de Londrina/Doutorando em Estudos da Linguagem

Possui graduação em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). É especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2012). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015). Atua como professor de língua inglesa no Colégio Guairacá e no Colégio Aliança. É professor colaborador do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É membro do grupo Gêneros Textuais e Práxis Docente, desenvolvendo estudos direcionados às didáticas das línguas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, interacionismo sociodiscursivo e ensino de língua inglesa.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Souza, E. G. G. de. (2023). Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas. Raído, 17(44), 148–165. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem