O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17103

Palavras-chave:

Interaccionismo socio-discursivo, Experiencias formativas, Español como Lengua Extranjera

Resumo

Este manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua.

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Biografia do Autor

Amábile Drogui, UEL / Doutoranda PPGEL

Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL (2014), possui graduação em LETRAS - Português e Espanhol pela UEL-Universidade Estadual de Londrina (2002); Especialização em Língua Portuguesa pela UEL- (2004); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL - (2011). Atua como docente do curso Letras Espanhol, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana. Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras com base nos gêneros textuais, às novas tecnologias de informação e comunicação e aos Letramentos acadêmicos. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Drogui, A. (2023). O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências. Raído, 17(44), 339–357. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17103

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem