Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074

Palavras-chave:

letramentos acadêmicos, escrita acadêmico-científica, escrita da fundamentação teórica

Resumo

Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB. Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Gabriela Martins Mafra, Universidade de Campinas

Doutoranda em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP) com o estudo "Propostas de produção literária em livros didáticos do novo Ensino Médio". Docente colaboradora externa no curso de Letras - Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/ Campus de Cornélio Procópio). Mestre em Letras: Interface entre Língua e Literatura (UNICENTRO/Guarapuava). Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade São Braz/Curitiba) e em Ensino de Língua Portuguesa (UENP/Cornélio Procópio). Graduada em Letras Português/Inglês (UENP/Cornélio Procópio). Professora com experiência na educação básica e no ensino superior. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa com ênfase nos novos e (multi)letramentos e nos gêneros discursivos/textuais. Faz parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Membro do TECLE - Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino (IEL/UNICAMP) e dos grupos de pesquisa: GEDLit - Grupo de Estudos em Didática da literatura (UNICAMP/CNPq), TECLE - Tecnologias, (novos e multi) letramentos e ensino de línguas (UNICAMP/CNPq), MULTI - Multiletramentos na escola por meio da hipermídia (UNICAMP/CNPq), DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino (CNPq/UENP), Literatura e Educação (CNPq/UNICENTRO), Ensino de Língua e Literatura (CNPq/UNICENTRO) e LEDUFOP - Letramentos e Educação Linguística da UFOP (CNPq/UFOP). Participou como Avaliadora do PNLD 2022: obras literárias. Atuou como formadora/tutora de professores da rede estadual, a partir do Grupo de Estudos "Formadores em Ação" (Seed-PR, fev./jul. 2021). Seus principais interesses de pesquisa são: 1) Organização curricular; 2) Ensino e/ou aprendizagem de gêneros discursivos/textuais e 3) Produção e análise de materiais didáticos.

Referências

ASSIS, J. A. Discursos de orientadores brasileiros e franceses no e sobre o feedback aos textos de seus mestrandos e doutorandos: um olhar sobre critérios e expedientes em torno da apropriação da palavra de outrem na escrita acadêmica. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 531-551, jul./set. 2019.

ASSIS, J. A. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da avaliação e da reescrita no processo de apropriação do gênero resenha. Eutomia, Recife, v. 13, n.1, p. 543-561, jul. 2014a.

ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 2, 2014b.

ASSIS, J. A.; SILVA, S. O. Ingressar na escrita acadêmica: práticas didáticas e o enfrentamento de conflitos e mitos sobre o métier acadêmico. In: RODRIGUES, D. L. I.; SILVA, J. Q. G. (org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo: volume III: estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: colocando a

mão na massa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020, p.84-108.

BARROS, E. M. D. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 741-769, 2013.

BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 358f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2012.

BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Org. e Trad. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meireles Matencio et al. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

CARLINO, P. Leer textos científicos y académicos en la educación superior: obstáculos y bienvenidas a una cultura nueva. Uni-pluri/versidad, v.3, n.2, 2003.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIGNOLI, J. S. Ações de didatização de gêneros em prol de letramentos acadêmicos: práticas e demandas. Horizontes, v. 38, n. 1, e020012, 2020.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das letras, 2004, p. 41-70.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 357-369, 2011.

FILLIETTAZ, L. As contribuições de uma abordagem praxeológica do discurso para a análise do trabalho do professor: o enquadramento das atividades em aula. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 199-235.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2.ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.

KLEIMAN, A. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 8, p. 409-424, 2006.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de Letramentos acadêmicos: teoria e Aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.

LILA – LABORATÓRIO INTEGRADO DE LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS. Somos um laboratório interinstitucional. Disponível em: https://sites.google.com/view/lilaparana/. Acesso em: 30 abr. 2023.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam. John Benjamins, 1999. p. 127-140.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J.-P. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 31-77.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. Representações sobre o professor e seu trabalho em proposta institucional; brasileira para formação docente. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 31-77.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; BARALDI, G.; ABREU-TARDELLI, L. S.; TOGNATO, M. I. R. Relações entre linguagem e trabalho educacional: novas perspectivas e métodos no quadro do interacionismo sociodiscursivo. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 15-29.

MAFRA, G. M.; BARROS, E. M. D. de. Revisão coletiva, correção do professor e autoavaliação: atividades mediadoras da aprendizagem da escrita. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 33-62, jan./jun. 2017.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PARIS, L. V. Letramentos acadêmicos de doutorandos: entre mediações e publicações. 2021. 218. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade de Campinas/ SP, 2021.

PESCE, M. K. de; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 39-50, jul./dez. 2012.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 21-39.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010.

VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2.ed. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

02.12.2023

Como Citar

Barros, E. M. D. de, Storto, L. J., & Mafra, G. M. (2023). Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Raído, 17(44), 190–214. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)