Uma história de contribuições na formação de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069

Palavras-chave:

Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.

Resumo

Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.

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Biografia do Autor

Francini Percinoto Poliseli Corrêa, Unespar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Possui graduação em Letras com dupla habilitação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1991) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior com ênfase em Lingüística, Letras e Artes. Seus interesses de pesquisa incluem formação de professores, letramento acadêmico, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, habilidades de leitura e escrita, gêneros textuais e aprendizagem de línguas através de novas tecnologias. Em 2012 e 2013 atuou como copesquisadora no Projeto internacional: Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina, coordenado pelo Dr. Charles Bazerman, EUA, da Universidade de California, Santa Barbara. Entre 2019 e 2020 pariticipou de grupo Interinstitucional de pesquisadores no Projeto de Pesquisa cadastrado na Plataforma Brasil com o título de "Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos" que tem como pesquisadora líder a Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Atualmente desenvolve pesquisas sobre Letramento acadêmico participando do grupo de pesquisa Letramentos Acadêmico-científicos e Ensino de Línguas, da Universidade Estadual do Paraná assim como do grupo de Pesquisa Linguagem e Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Corrêa, F. P. P., & Denardi, D. A. C. (2023). Uma história de contribuições na formação de professores de línguas. Raído, 17(44), 166–189. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem