A articulação do Interacionismo Sociodiscursivo e dos estudos retóricos de gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, estudos retóricos de gêneros, gêneros profissionais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as abordagens teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2012) e dos Estudos Retóricos de Gêneros, mais precisamente, o conceito de gêneros como um sistema de atividades (Bazerman, 2005), as quais têm contribuído significativamente para os estudos linguísticos desenvolvidos no Brasil. Este estudo mostra como essas abordagens se complementam e, assim, trazemos duas pesquisas que apontam para a aproximação das abordagens supracitadas, buscando explicar o uso da linguagem em termos de contextos e práticas sociais específicos.

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Biografia do Autor

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, UTFPR - Campus Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa.

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Tem graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), e em Letras Espanhol pela Universidade de São Paulo (1998).Mestrado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Docente e orientadora de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Ciências do Léxico, Lexicologia, Semântica e Onomástica. É membro efetivo do GT da Anpoll Lexicologia, lexicografia e terminologia desde 2007 e vice- coordenadora do GT desde 2021. Em 2015, fez estágio pós- doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Godke, A. V. B. B., & Seide, M. S. (2023). A articulação do Interacionismo Sociodiscursivo e dos estudos retóricos de gêneros. Raído, 17(44), 243–257. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem