“Eu pertenço a um grupo de seres malditos” das revoluções documentais e da revelação de Santiago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15951

Palavras-chave:

João Moreira Salles, Jean Rouch, Documentário participativo, Documentário brasileiro

Resumo

O artigo a seguir pretende evocar o método do documentário participativo proposto pelo antropólogo Jean Rouch e investigar a influência da escola participativa em Santiago (2006), obra de João Moreira Salles. Também busca compreender de que forma a adoção da metodologia participativa foi essencial para que o diretor conseguisse montar seu filme depois de tantos anos de bloqueio criativo. Ainda que tenha dedicado várias diárias em 1992 gravando com Santiago, o antigo empregado da mansão dos Moreira Salles e protagonista do filme, é apenas em 2004 que o diretor chega à conclusão de que ele precisaria se colocar também como personagem, contar de que maneira sua história como um homem abastado se relaciona com a do mordomo. Salles, então, decide se expor  em primeira pessoa no documentário, admitindo seus erros e acertos durante as gravações. Mesmo que a produção do documentário tenha feito de Santiago um personagem incontornável na cinematografia brasileira, o que se pretende perscrutar nesse artigo são os ganhos do filme em revelar o jogo de cena e, ao fazer isso, colocar em debate as implicações éticas e políticas do cineasta com sua câmera, as relações hierárquicas estabelecidas entre documentarista e documentado.

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Biografia do Autor

Olivia Bressan, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Olívia Scarpari é doutoranda em Letras/ Tradução pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra em Letras/ Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

Bressan, O. (2022). “Eu pertenço a um grupo de seres malditos” das revoluções documentais e da revelação de Santiago. Raído, 16(41), 92–106. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15951

Edição

Seção

Cinema e Literatura: práticas poéticas