Identidades do negro em “Filhas do vento”, de Joel Zito Araújo
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15933Palavras-chave:
identidades negras, democracia racial, filhas do vento, estética, políticaResumo
Propomos com este artigo, refletir sobre os modelos positivos de identidades do negro a partir do longa-metragem ficcional Filhas do Vento, dirigido por Joel Zito Araújo e lançado em 2005. Para tanto, analisamos como essa narrativa fílmica apresenta o lugar e o status do negro na sociedade brasileira. Assim, tomamos como pressuposto o multiculturalismo e a existência de diversas identidades nacionais, uma vez que estas são mutáveis. Além disso, discutimos a história do negro que foi condenado por uma sociedade escravista à condição de escravizado, nos envolvendo em um embate que desestrutura conceitos estabelecidos socialmente e faz emergir uma discussão necessária e urgente sobre o desenvolvimento da representatividade e da identidade afro-brasileira, suas relações gerais e singulares e o enfrentamento das recusas e discriminações que marcam uma sociedade preconceituosa, que se mascara sob a ideia de democracia racial.
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