Identidades do negro em “Filhas do vento”, de Joel Zito Araújo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15933

Palavras-chave:

identidades negras, democracia racial, filhas do vento, estética, política

Resumo

Propomos com este artigo, refletir sobre os modelos positivos de identidades do negro a partir do longa-metragem ficcional Filhas do Vento, dirigido por Joel Zito Araújo e lançado em 2005. Para tanto, analisamos como essa narrativa fílmica apresenta o lugar e o status do negro na sociedade brasileira. Assim, tomamos como pressuposto o multiculturalismo e a existência de diversas identidades nacionais, uma vez que estas são mutáveis. Além disso, discutimos a história do negro que foi condenado por uma sociedade escravista à condição de escravizado, nos envolvendo em um embate que desestrutura conceitos estabelecidos socialmente e faz emergir uma discussão necessária e urgente sobre o desenvolvimento da representatividade e da identidade afro-brasileira, suas relações gerais e singulares e o enfrentamento das recusas e discriminações que marcam uma sociedade preconceituosa, que se mascara sob a ideia de democracia racial.

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Biografia do Autor

Elaine de Souza Pinto Rodrigues, Universidade Vale do Rio Verde

Mestre em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde - UninCor. E-mail: elainepacto@yahoo.com.br. Este artigo é uma síntese da pesquisa realizada para minha dissertação de mestrado, intitulada “Não tem como segurar essa ventania”: afirmação da identidade negra em Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, defendida em 2018.

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

Santana, T. R., & Rodrigues, E. de S. P. (2022). Identidades do negro em “Filhas do vento”, de Joel Zito Araújo. Raído, 16(41), 107–129. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15933

Edição

Seção

Cinema e Literatura: práticas poéticas