Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931Palavras-chave:
cenário, cinema, arquitetura, dramaturgiaResumo
Embora a dramaturgia utilize o diálogo como uma das principais formas de apresentar o drama e as relações pessoais resolvendo seus problemas e conflitos através da ação, os cenários não são somente palco e aporte físico para as ações, eles podem também ser a cena, o enredo, as personagens, antagonista e protagonista e muitas vezes até o próprio conflito. Na película “Meu Tio”, de Jacques Tati, ainda que haja texto dramatúrgico, falas, enredo, personagens e outros elementos convencionais da dramaturgia, pode-se dizer que as protagonistas são as duas residências contrapostas na obra. Pois, são nelas, por elas, e através delas que as questões abordadas se apresentam, se conflitam, e na medida do possível, se resolvem. Assim, este artigo apresenta como os espaços desse filme ditam não somente a forma dos personagens viverem, mas também a construção da narrativa do enredo, assumindo um papel crítico, moldando a própria ação numa crítica caricata aos dogmas do Movimento Moderno na Arquitetura e Urbanismo.
Downloads
Referências
ÁBALOS, I. A boa-vida: visita guiada às casas da modernidade. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
ALBERTON, J.; OLIVEIRA, V. F.; MIORANDO, T. M. O imaginário da palavraria: um caminho para o docente vivenciar a esfera artística que a arquitetura propõe. In: Revista Pedagógica (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO), v. 18, p. 170, 2016. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3393> Acesso em 15 jun. 2020
AZEVEDO, M. T. O tarô e a dramaturgia: estratégias para a criação de um roteiro cinematográfico. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, USP - São Paulo, 2002
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de janeiro: Contraponto, 1997.
GARCIA, A. S. O. Arquitectura e cinema: Jacques Tati e Le Corbusier, diálogos sobre o modernismo. 134p. Dissertação (Mestrado em Arquitectura) - Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior - Covilhã, 2008
HEGEL, G. W. F. O sistema das Artes, Curso de estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
HELM, J. Cinema e Arquitetura: “Mon Oncle”. In: ArchDaily Brasil, ISSN 0719-8906, 13 Abr 2012. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/43127/cinema-e-arquitetura--mon-oncle> Acesso 12 jun 2020
HONORATO, R. A aurora da vida de meu tio na cidade moderna: uma leitura dialogada dos filmes Mon Oncle e Aurora - uma resenha. In: RBSE - Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v.14, n.40, abril de 2015. p.187-194. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/rbse/RBSE%20v.14,%20n.40,%20abril%202015%20completa.pdf> Acesso em 18 jun. 2020
JACOB, E. M. Uma abordagem cenográfica para o teatro pós-dramático: o estudo de caso Hamlet-Machine. In: Evelyn Lima. (Org.). Espaço e teatro. do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2008, v. , p. -162.
LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MARTINS, R. I. S. de S. A arquitetura do Movimento Moderno na obra cinematográfica de Jacques Tati (1907-1982). 243p. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - Porto, 2013.
MOREIRA, L. A. Dramaturgias contemporâneas: as transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. 108p. Dissertação (Mestrado em Processos Composicionais para Cena) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 2012.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PÉREZ, C. E. Á. Ações teatrais e dramaturgias do ambiente urbano: sobre o funcionamento da cidade como local cênico específico. 124p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2015.
SILVA, É. R. da. A dramaturgia performática de César Brie e Mickaël de Oliveira: textos, contextos e processos de criação junto aos grupos Teatro de Los Andes, da Bolívia, e Colectivo 84, de Portugal. 253p. Tesde (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2017.
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
MEU Tio. Direção: Jacques Tati. Produção: Jacques Tati. 116 min. França. 1958
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.