Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931

Palavras-chave:

cenário, cinema, arquitetura, dramaturgia

Resumo

Embora a dramaturgia utilize o diálogo como uma das principais formas de apresentar o drama e as relações pessoais resolvendo seus problemas e conflitos através da ação, os cenários não são somente palco e aporte físico para as ações, eles podem também ser a cena, o enredo, as personagens, antagonista e protagonista e muitas vezes até o próprio conflito. Na película “Meu Tio”, de Jacques Tati, ainda que haja texto dramatúrgico, falas, enredo, personagens e outros elementos convencionais da dramaturgia, pode-se dizer que as protagonistas são as duas residências contrapostas na obra. Pois, são nelas, por elas, e através delas que as questões abordadas se apresentam, se conflitam, e na medida do possível, se resolvem. Assim, este artigo apresenta como os espaços desse filme ditam não somente a forma dos personagens viverem, mas também a construção da narrativa do enredo, assumindo um papel crítico, moldando a própria ação numa crítica caricata aos dogmas do Movimento Moderno na Arquitetura e Urbanismo.

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Biografia do Autor

Elisa Pagliarini Cox, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (2007), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora Adjunto Nível 2 da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, clima urbano, urbanismo e produção do espaço.

Mário Cézar Silva Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

É professor Titular do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso.Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV, FFLCH, da Universidade de São Paulo (2005-2006), sob a supervisão de Benjamin Abdalla Jr.; Estágio Pós-doutoral em Memória Social e Bens Culturais (fev.2016-fev.2017), no PPG em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, Canoas-RS, sob a supervisão de Zilá Bernd. Foi um dos criadores do Programa em Estudos de Linguagem/IL/UFMT (2003). Também foi um dos criadores do Programa em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO/UFMT (2007) onde atua como professor-orientador nas Linhas de Pesquisa Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Com ênfase em Letras e interdisciplinaridade atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade e mitos, Pantanal, imaginário, identidades e regionalismo, questões culturais e identitárias na América Latina. Conselheiro Consultivo da Revista Documento/Monumento (NDIHR-UFMT) e Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas POLIFONIA - Periódico do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - (MeEL/UFMT); BOITATÁ - Revista Eletrônica do GT de Literatura Oral e Popular/ANPOLL. Assessor Científico "Ad hoc" da EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina); da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará. Parecerista "Ad Hoc" da Editora EdUNEB, Universidade do Estado da Bahia e da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, do Programa de Pós-graduação em Literatura da UNB, Universidade de Brasília. Também é fundador e organizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses publicada pela Cathedral Publicações com Apoio Institucional da UNESCO; criador e coordenador do Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPq/UFMT). Coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL entre 2000-2004, foi o coordenador brasileiro do Núcleo Temático em Estudos Culturais da Brazilian Studies Association (BRASA) entre 2003-2007. Como pesquisador participa do Centro de Estudos em Oralidade (CNPq/PUC-SP). Foi Vive-coordenador do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/2008-03.2011). Foi o coordenador do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (de jul.2008-jul.2010). Além de vários artigos publicados em Periódicos Acadêmicos, possui 07 livros, sendo os mais recentes: Recuerdos de Mi Abuela & Outros Estilhaços em Charla, Cuiabá : Cathedral Publicações /Carlini & Caniato Editorial, 2020; Memorial [IN?]Descritivo: auto-ópera-biográfica-burlesca para-professores titulares de Literatura, Cuiabá : Carlin&Caniato Editorial / Cathedral Publicações, 2017; Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo. Cuiabá : Carlin&Caniato Editorial / Cathedral Publicações, 2015. Conselheiro da ANPOLL eleito no XXXIII Encontro, Cuiabá-MT, 2018-2020. Coordenador (2018-2020) do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e Artes (FCHSSALA), que reúne 59 Associações e Sociedades Científicas de Pós-Graduação e Pesquisa no Brasil.

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FILMOGRAFIA DO CORPUS

MEU Tio. Direção: Jacques Tati. Produção: Jacques Tati. 116 min. França. 1958

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

Rossete Jr., E. N., Cox, E. P., & Leite, M. C. S. (2022). Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati. Raído, 16(41), 54–66. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931

Edição

Seção

Cinema e Literatura: práticas poéticas