Revisionismo no cinema uma análise da construção do urso judeu no filme Bastardos inglórios (2009) de Quentin Tarantino
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15926Palavras-chave:
história, Cinema, Bastardos inglórios, Revisionismo histórico, PersonagemResumo
O presente trabalho objetiva investigar a construção do personagem Donny Donowitz (Eli Roth), apelidado de Urso Judeu, no filme Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino. Ao analisar o modo como o personagem é apresentado ao espectador, por meio da decupagem de algumas sequências, torna-se possível evidenciar a troca de papéis históricos, em que a vítima se transforma em carrasco, mesmo que seja um personagem inventado. Para tanto, o estudo visa corroborar que as emoções suscitadas pela violência do Urso Judeu juntamente com os elementos estilísticos na narrativa acabam por inserir a vingança judia em um contexto de revisionismo histórico.
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O NASCIMENTO de uma nação. Direção: David Llewelyn Wark Griffith. Produção: David Llewelyn Wark Griffith. Estados Unidos da América: David W. Griffith Corporationn, 1915, 02 DVDs (360 min.), silencioso, preto e branco, legendado.
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