Revisionismo no cinema uma análise da construção do urso judeu no filme Bastardos inglórios (2009) de Quentin Tarantino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15926

Palavras-chave:

história, Cinema, Bastardos inglórios, Revisionismo histórico, Personagem

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar a construção do personagem Donny Donowitz (Eli Roth), apelidado de Urso Judeu, no filme Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino. Ao analisar o modo como o personagem é apresentado ao espectador, por meio da decupagem de algumas sequências, torna-se possível evidenciar a troca de papéis históricos, em que a vítima se transforma em carrasco, mesmo que seja um personagem inventado. Para tanto, o estudo visa corroborar que as emoções suscitadas pela violência do Urso Judeu juntamente com os elementos estilísticos na narrativa acabam por inserir a vingança judia em um contexto de revisionismo histórico.

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

Gonçalves, H. S. M. (2022). Revisionismo no cinema uma análise da construção do urso judeu no filme Bastardos inglórios (2009) de Quentin Tarantino. Raído, 16(41), 240–256. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15926

Edição

Seção

Cinema e Literatura: práticas poéticas